Com a tecnologia sempre evoluindo, para manter ou aumentar as vendas da sua empresa é preciso acompanhar as tendências. Veja o que uma loja hoje precisa ter.
O e-commerce na essência pouco mudou – o cliente entra na loja virtual, efetua a compra, o pedido é analisado e cobrado, após o cliente efetuar o pagamento, seu pedido é separado, embalado e enviado, ou seu serviço é programado e agendado para o envio.
Tudo isso continua valendo mas ao mesmo tempo já não é bem assim. Para garantir a competitividade e ter sucesso, é importante se inteirar de novas particularidades.
Para isso, seguem algumas tendências que não podem faltar no seu e-commerce em 2023, apontadas por Claudio Dias, CEO da Pagolivre*:
- Chat online e estratégia omnichannel: essas ferramentas visam ajudar a comunicação com o consumidor e a integrar todos os canais de comunicação da empresa, dando uma experiência positiva para o cliente e fortalecendo sua marca.
- Forte presença do celular durante a compra: invista em processos seguros para o cliente, além da melhoria na versão mobile do seu e-commerce, trazendo uma facilidade para o cliente realizar a compra.
- Social media shopping e ampliação da função das redes sociais: não é segredo que as redes sociais vêm tornando os negócios mais rentáveis. Com essa visão, o diferencial para o seu comércio será trazido por meio das funcionalidades de compra e venda.
- Programas de economia por recorrência: nesse modelo, o cliente recebe produtos escolhidos com periodicidade preestabelecida. Ao optar por esse serviço, o consumidor demonstra confiança.
- Segurança nos meios de pagamento: uma das etapas mais importantes é a de cobrança e pagamento, e para isso o consumidor deve ter meios de pagamentos seguros para finalizar o seu pedido sem medo de fraudes.
Em outras palavras, a essência não mudou mas os detalhes e requisitos exigem cada vez mais tecnologia e melhora na experiência.
O e-commerce segue sempre avançando. De acordo com estudo feito pela Nuvemshop, as PMEs, no e-commerce, tiveram um crescimento de 17% com faturamento de R$ 2,7 bilhões (reais).
Oferecer facilidade para o consumidor é a chave para manter um alto nível de aprovação e fidelização do cliente. O empresário deve investir em funções que melhorem a experiência do seu cliente ao máximo, tornando a jornada de compra simples, amigável e rápida, como anúncios pagos, chatbots, aplicativos e otimização das páginas para celular.
Dessa forma conseguirá manter seu e-commerce preparado para as tendências de 2023, dando maiores chances para sua empresa prosperar, fidelizar a clientela e aumentar os lucros. Outrolado_
*Claudio Dias é formado em Matemática na FMU e Gestão Empresarial na FGV e possui mais de 30 anos de experiência na área de tecnologia e inovação.
. . .
Prateleira infinita pode ser o fim da desistência de compra por falta de estoque
Vicente Tardin
Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.