Experiência do consumidor, relacionamento e segurança

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Cibersegurança, conversational, ERP mobile, treinamento corporativo e experiência do consumidor são itens que avançam na pauta das empresas.

 

Mais uma tradicional listinha de início de ano, com tendências que muito provavelmente serão importantes nos próximos meses.  A informação veio de um press release inteligente e bem construído, que julguei válido para ser divulgado. Avalie quais algum destes itens poderá ser útil para as atividades de sua empresa.

Cibersegurança 

No último ano diversas instituições foram atingidas por vazamentos de dados, sequestro de informações e ataques cibernéticos. Para 2023 o tema de cibersegurança deve estar no radar das grandes empresas. É muito importante realizar esse investimento para evitar maiores problemas no futuro e estar devidamente preparado caso haja alguma tentativa de invasão ou vazamento de dados.

Diante da alta demanda de procura de projetos neste setor, a TIVIT, multinacional brasileira e one stop shop de tecnologia, objetiva planeja investir R$ 50 milhões até 2025 na CyberSec, unidade de negócios voltada para a cibersegurança.

Conversational

O Brasil é um dos países que mais utiliza o WhatsApp, segundo informações da empresa de pesquisas alemã, Statista. Cerca de 99% dos brasileiros possuem o aplicativo instalado em seus celulares e muitos o utilizam para tarefas do dia a dia, como agendar consultas, tirar dúvidas sobre produtos e serviços e fazer compras com poucos cliques pelo WhatsApp.

Robinson Friede, diretor de marketing na RD Station, diz que o Conversational permite criar conversas que reforçam e criam vínculos entre clientes e empresas ao permitir a criação de fluxos humanizados de mensagens, leads e clientes no processo de vendas.

ERP Mobile

Alguns softwares de gestão para empresas ainda são engessados e complexos, mas essa realidade está mudando. Uma tendência do segmento é o ERP para mobile, que permite que os usuários acessem as informações de seu sistema de forma rápida e prática em smartphones.

O app não substitui a plataforma desktop, mas permite que os empreendedores tenham mais liberdade para acompanhar os módulos de qualquer lugar, facilitando a baixa de pendências, garantindo uma melhor gestão das demandas e do andamento das operações, além de economizar tempo.

Para José Adriano Vendemiatti, diretor de Marketing de Produto da Omie, a aposta dos ERPs no mobile é uma tendência natural, uma vez que o mercado está cada vez mais conectado e, com isso, cresce a demanda por acesso fácil aos serviços.

“Existem ERPs que oferecem muitas operações transacionais, que também podem ser complexas, e naturalmente gerenciá-las em desktops é mais confortável. Mas, quando uma plataforma já nasce na nuvem, acessar o sistema de qualquer lugar se torna uma realidade. A solução para smartphones amplia ainda mais a mobilidade e otimiza os processos de gestão, que na palma da mão entrega uma ótima experiência para os usuários”, comenta Vendemiatti.

Treinamento corporativo

Nos últimos anos, programas de educação corporativa, em especial nos meios digitais, vêm se mostrando cada vez mais necessários para garantir a competitividade das empresas, uma vez que os setores da economia estão em constante transformação. Não importa o setor de atividade das empresas ou a formação inicial dos profissionais, a demanda por conhecimentos cada vez mais específicos aumenta a todo momento e as grandes empresas precisam ter em mente que também é papel delas ajudar no aprendizado contínuo de seus colaboradores.

O treinamento aumenta a retenção, reduz custos, estimula a autonomia e a autogestão dos colaboradores. O DOT Digital Group, edtech nacional no mercado de educação corporativa digital, oferece cursos via WhatsApp, por exemplo, de conteúdos resumidos, rápidos e flexíveis, que podem ser consumidos com poucos recursos tecnológicos e simplicidade no processo.

Experiência do Consumidor

Atender bem o consumidor é essencial. Oferecer uma experiência fluida e natural passou a ser um grande diferencial competitivo para que empresas, de todos os tamanhos, obtenham bons resultados. De acordo com relatório da Zendesk, do setor de experiência do consumidor, o CX Trends 2023, 73% dos clientes mudam para um concorrente após várias experiências ruins e mais da metade deixa de comprar da marca após uma única interação insatisfatória.

E os líderes de CX, por sua vez, já compreenderam as vantagens de  proporcionar um atendimento sem atritos. Hoje 71% dos líderes empresariais estão repensando processos de experiência do consumidor. É preciso estar atento a todo o processo de atendimento, comolhar para as ferramentas que tem à disposição e também para os agentes que precisam de suporte para executar suas tarefas. Outrolado_

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Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.

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