Vai anunciar no Google Ads? Veja o que não fazer

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket
Anunciar no Google Ads é um ótimo investimento. Só não vale fazer as coisas de forma errada.

Anunciar no Google Ads é um ótimo investimento. Só não vale fazer errado.

Anunciar no Google Ads na maioria dos casos é um investimento que normalmente traz retorno financeiro e valoriza a sua marca. Mas além de avaliar quanto investir e quando anunciar, é importante estar alinhado com as chamadas práticas éticas e evitar ações que possam prejudicar a reputação da marca e a experiência do usuário.

Mas que práticas são essas? Neste artigo, Aldebaran Campos, Gerente de Mídia da Corebiz, explica o que não se deve fazer para não estragar o seu investimento e o conceito que o cliente vai fazer de seu produto.

. . .

O Google Ads é a maior ferramenta de links patrocinados da internet. A cobrança pelos anúncios é feita conforme os cliques, permitindo criar diversas ações e atrair clientes.

No entanto, a ética para a sua utilização é fundamental a fim de manter a confiança dos usuários, evitar problemas legais, proteger a reputação da marca e contribuir com uma sociedade mais justa e responsável.

Mas como garantir iniciativas eficazes, seguindo as normas em pauta?

Respeito às políticas do Google

Antes de criar qualquer anúncio, é importante se familiarizar com as políticas de publicidade do Google. Isso inclui restrições para conteúdos enganosos, produtos perigosos, práticas proibidas, entre outras. Agir em conformidade evita que as ações sejam removidas e previne até mesmo penalidades mais severas, como remoção de anúncios, suspensão da conta ou proibições permanentes.

Transparência

Seja transparente sobre a sua marca, produto ou serviço e sobre o que oferece nos anúncios, deixando de lado falsas promessas apenas para atrair clientes, por exemplo. Ou seja, mantenha a honestidade em todas as comunicações publicitárias.

Respeite a privacidade

Ao utilizar dados de usuários para segmentação de anúncios, certifique-se de estar em conformidade com as leis de privacidade. Isso inclui obter consentimento adequado de todos os envolvidos para coletar e utilizar informações.

Evite práticas agressivas

Não utilize táticas de marketing agressivas, como pop-ups intrusivos ou anúncios que sejam difíceis de fechar. Respeite a experiência do usuário e não comprometa a usabilidade do site.

Atenção aos produtos ou serviços proibidos

Tenha certeza de que seus anúncios não promovem produtos ou serviços que são ilegais ou que violem as políticas do Google, como drogas, conteúdo adulto inadequado, entre outros. Faça acompanhamento constante para garantir que estejam em conformidade e ajustar qualquer aspecto que possa ser questionável ou que não esteja funcionando conforme o esperado.

Reputação

Anúncios percebidos como enganosos ou antiéticos podem prejudicar a reputação da marca. Os consumidores valorizam a transparência e a honestidade, portanto violações éticas podem levar à perda de confiança por parte dos clientes.

Além disso, práticas publicitárias desse tipo podem gerar impacto negativo na sociedade, promovendo valores prejudiciais ou contribuindo para problemas como desinformação, discriminação ou exploração.

Riscos legais

Iniciativas antiéticas ainda podem levar a ações legais, especialmente se violarem leis de proteção do consumidor ou de privacidade. Isso pode resultar em multas significativas e mais danos à reputação da empresa.

Experiência do usuário

Ações enganosas ou intrusivas também são capazes de prejudicar a experiência do usuário no site, levando a taxas de rejeição mais altas e menor engajamento, o que afeta negativamente o desempenho geral da campanha e a eficácia do marketing.

. . .

A Corebiz faz parte do WPP e conta com escritórios no Brasil, no México, no Chile, na Argentina e na Espanha. Atua com serviços de implantação e crescimento de e-commerce, SEO, Mídia e CRO.

. . .

 

Enfia a publicidade goela abaixo

Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *