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Retenção de clientes: clientes fiéis compram mais, recomendam a marca e fazem a empresa crescer

Veja o que fazer para fidelizar clientes no comércio online. Clientes fiéis compram mais, recomendam a marca e fazem a empresa crescer

No comércio a batalha pela atenção e preferência dos consumidores é feroz. Mas tão importante quanto é reter os clientes já existentes, que são fundamentais para o sucesso no longo prazo de um negócio online.
Clientes fiéis tendem a comprar mais e a recomendar a marca para outras pessoas, gerando um efeito cascata de benefícios.  Direcionar mais o foco ao consumidor que já comprou na loja tem estratégias mais acessíveis e podem ser mais efetivas.

Estas práticas potencializam resultados. Siga a experiência do Renan Mota, co-CEO e fundador da Corebiz, com suas dicas para aumentar a taxa de retenção:

Entenda o nível atual de recompra da loja

O que oferece para que o cliente volte a fazer negócio com a marca? Há novos itens? Há uma esteira de produtos para comercializar? Se ainda não tem essas respostas, é bem provável que a recompra esteja em níveis muito baixos. Por outro lado, ainda que tenha essas estratégias, é preciso medir se estão funcionando.

Crie campanhas personalizadas

A segmentação é um dos pontos mais importantes em uma campanha de retenção. Nesse caso, é importante personalizar ao máximo as estratégias. Utilize os dados a favor do negócio e, a partir da segmentação de clientes, crie campanhas exclusivas, como de e-mail marketing e marketing digital.

Diversifique os canais de comunicação

é possível usar chatbots, WhatsApp, Facebook, Instagram, e-mails e outros. A ideia é identificar os perfis para cada canal e segmentar ainda mais as estratégias de acordo com o cliente. Ou seja, se ele interage melhor por WhatsApp, o ideal é focar na comunicação por ali.

Utilize campanhas de remarketing

O lead entrou no site, escolheu um produto e recuou na hora do fechamento da compra. Ou simplesmente entrou no site, navegou brevemente e saiu. Isso demonstra um interesse, mas com algum receio. Nesse caso, as campanhas de remarketing são úteis para resgatar esse interesse e fechar a venda. Isso também é válido no caso do retorno de um cliente ao portal. É possível ainda explorar novidades, promoções e oportunidades para reengajar consumidores antigos e fechar novas vendas.

Crie clube de assinatura ou plano de fidelidade

O propósito é oferecer vantagens e estimular o relacionamento para que o cliente crie empatia e gere confiança para continuar comprando com a marca em novas oportunidades.

Aplique estratégias UX e UI

Táticas de User Experience e User Interface referem-se à experiência do cliente desde o primeiro contato com o site até o recebimento do produto. Entre os principais objetivos estão navegação de qualidade, ambiente personalizado e facilidade para fechamento de compras. As duas estratégias combinadas podem ser pontos-chaves para a retenção de leads.

Priorizar a satisfação e o engajamento dos clientes existentes e implementar estratégias eficazes de retenção – assim as empresas podem cultivar relacionamentos duradouros e impulsionar o crescimento em longo prazo. [Webinsider]
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https://webinsider.com.br/2023/11/03/seo-no-e-commerce-detalhes-que-irao-turbinar-a-sua-loja/
https://webinsider.com.br/2023/08/24/datas-comemorativas-sao-oportunidades-para-trazer-o-cliente-para-perto/
https://webinsider.com.br/2023/06/12/7-estrategias-de-como-atrair-mais-clientes-no-e-commerce/

Avatar de Vicente Tardin

Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.

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