A CLT, o empreendedorismo e o (re)nascimento

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket
Empreendedorismo é uma espécie de renascimento. Você agora não tem nada e pode tudo. Por onde começar?

Empreendedorismo é uma espécie de renascimento. Sem a CLT você agora não tem nada e pode tudo. Por onde começar?

Quem tem filhos, já passou pela experiência dos primeiros dias com um recém-nascido e, provavelmente, experimentou ou ouviu o conselho de que deveria “conter” o bebê, pra lhe dar segurança.

Esquemas de amarração, tecidos que contém mas são maleáveis… existe todo um universo de opções para “conter” o seu recém-nascido porque, entende-se, que ele passou 9 meses em um espaço limitado, sendo que as últimas semanas um tanto apertado e que, de repente, ele vai para um espaço amplo e, aparentemente, infinito.

O recém-nascido mexe os braços durante o sono, não encontra a parede da barriga da mãe e se assusta. E a contenção, feita com amarras, tecidos e outras técnicas, vem justamente pra dar esse conforto de que ele não está solto.

Pai de dois filhos que sou, posso dizer, funciona.

Mas o que isso tem a ver com CLT e empreendedorismo?

Tudo.

A CLT é a barriga da mamãe. Você ganha seu crachá, sua cadeira, seu computador, seu login, o horário pra chegar e pra sair, o salários, os benefícios e as tarefas. Você está contido e rodeado por todos os lados e, portanto… confortável, como na barriga da mamãe.

Mas, de repente, você sai ou é botado pra fora. Não tem mais horário, cadeira, computador, tarefa, muito menos benefício e salário. Você mexe seus braços e parece solto no ar.

Assim como no nascimento, a falta de limites, estrutura e contenção é extremamente angustiante. Você agora não tem nada e pode tudo. Por onde começar?

Quem eu sou? Para onde vou? Que horas começo? Quanto ganho? Como o dinheiro vem? Como eu me comporto? O céu é o limite, mas a falta de referência e contenção é angustiante demais.

A “barriga da mamãe” não está mais ai, e agora é você quem vai precisar seus próprios limites, estrutura, horários, forma de ganhar dinheiro.

Angustiante sim. Libertador, com certeza. Mas, acima de tudo, inevitável.

Feliz (re) nascimento! [Webinsider]

 . . .
Leia mais:

Michel Lent Schwartzman (michel@lent.com.br) é um empreendedor serial e especialista em marcas e negócios digitais, com sólida experiência em acompanhar carreiras e aconselhar empresas. Pioneiro na indústria digital, é formado em Desenho Industrial pela PUC-Rio e mestre pela New York University. Ao longo de quase 30 anos, fundou e dirigiu agências e atuou como CMO em grandes fintechs, além de prestar consultoria para diversas empresas globais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *