Profissionais administrativos devem orientar a equipe diante das inovações digitais.
A administração ocupa o quarto lugar no ranking das áreas de trabalho mais procuradas, segundo estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Com os avanços tecnológicos, o mercado tem apresentado mudanças, exigindo que os profissionais entendam como a integração de sistemas de informação digitais interfere nos processos organizacionais.
Em entrevista à imprensa, o professor de administração da Universidade Metodista de São Paulo, Oswaldo Martins, explica que o uso da tecnologia nas empresas pode ser justificado por diferentes fatores. Entre eles, o interesse em assegurar maior visibilidade para os negócios.
Para os profissionais que investem na especialização em administração, Martins destaca que a tecnologia facilita a compreensão das informações e dos processos da área. Ela possibilita maximizar o desempenho, estabelecendo vantagens competitivas à empresa.
Administradores devem garantir a adaptação da empresa
Na área administrativa, as novas tecnologias podem ser incorporadas de diferentes formas para trazerem vantagens à empresa. Por meio de softwares, ferramentas virtuais e Inteligência Artificial (IA), é possível realizar a automação das tarefas e a análise de dados em tempo real, o que aumenta a produtividade, a precisão das operações e o controle funcional, como informa a plataforma Blip.
Outra vantagem é a redução de custos. As inovações tecnológicas podem auxiliar na gestão financeira e no acompanhamento de investimentos, orientando as despesas e evitando prejuízos. Também podem contribuir para a captação de clientes e investidores, o que influencia no crescimento da empresa e no fortalecimento da marca no mercado.
A Federação Brasileira dos Administradores (Febrad) explica que o profissional da área atua como um condutor de transformações nas jornadas da empresa e deve estar aberto para a adesão das novas tecnologias. Ele também precisa ser capaz de identificar e aproveitar as melhores oportunidades para impulsionar o crescimento da organização.
As mudanças geradas pela tecnologia, como a redução de erros e a maior agilidade nos processos, beneficiam toda a empresa. A atuação dos líderes está na orientação das equipes, por meio de treinamentos e desenvolvimentos necessários.
Novas tecnologias, novas carreiras
Ao todo, 23% das ocupações devem se modificar até 2027 em decorrência da adesão das novas tecnologias em diferentes áreas de trabalho, segundo estudo elaborado pelo Fórum Econômico Mundial. A partir disso, novas carreiras devem surgir. Neste contexto, realizar um teste de aptidões profissionais poderá ser uma alternativa para auxiliar na escolha de uma área de atuação.
No campo da administração, novas carreiras tendem a surgir, enquanto as que já existem devem se modificar com a implantação de novas tecnologias. Uma das novidades recentes é a profissão do analista de Big Data, responsável pela identificação de padrões e tendências que podem ser utilizadas estrategicamente na empresa, a partir do uso de ferramentas de análises, aprendizado de máquina e IA. Outra carreira é a de profissional em cibersegurança, que atua na proteção das informações e dos sistemas digitais da empresa contra possíveis ameaças.
A liderança de projetos tem passado por mudanças por conta da influência tecnológica. Responsável por otimizar os negócios, ele deve promover uma adaptação da organização diante das inovações. [Webinsider]
. . .
Webinsider
Artigos de autores diversos.