O que é um site profissional? No entendimento do público, é aquele que causa uma boa primeira impressão e transmite confiança aos consumidores.
Com o aumento de pessoas conectadas à internet, ter um site profissional é uma necessidade para os negócios, já que permite aumentar a visibilidade e alcançar mais clientes em potencial. No entanto, para conquistar esses resultados e se destacar diante da concorrência, é preciso trabalhar com estratégia.
Estar bem classificado nos resultados de pesquisa do Google faz toda a diferença. Para 45% dos consumidores, empresas bem ranqueadas são mais confiáveis, conforme dados de pesquisa feita pela Opinion Box.
Segundo a CEO da Experta, Flávia Crizanto, quando um site está entre as primeiras posições, maiores são as chances de o usuário clicar no endereço. “Quanto mais cliques, mais leads e, consequentemente, mais clientes. Por isso a importância de estar bem posicionado”, destaca.
Especialistas de agência de link building no Brasil utilizam estratégias de Search Engine Optimization (SEO) para otimizar um site, o que propicia conquistar melhores posicionamentos.
Crizanto explica que o SEO é um conjunto de técnicas aplicadas dentro ou fora do site para torná-lo mais facilmente encontrável por quem busca o conteúdo oferecido. Na prática, esse trabalho inclui a criação de conteúdos relevantes, a otimização de palavras-chave, a construção de backlinks de alta qualidade e a melhoria da experiência do usuário.
De acordo com a própria Central da Pesquisa Google, a criação de conteúdo atraente e útil é o fator que, provavelmente, exercerá maior influência sobre o desempenho do site. Ele precisa ser bem escrito, fácil de ler, exclusivo e com os tópicos organizados com clareza.
A recomendação é elaborar o site conforme as necessidades dos visitantes e, ao mesmo tempo, cuidar para que possa ser acessado pelos mecanismos de pesquisa. É importante evitar, por exemplo, inserir palavras-chave desnecessárias e em excesso, que visam facilitar o trabalho dos mecanismos, mas acabam incomodando ou não fazem sentido para os usuários.
O Google aponta, ainda, que os usuários sabem reconhecer bons conteúdos e estão propensos a direcioná-los para outras pessoas. Esse redirecionamento pode ocorrer por postagens de blog, serviços de mídia social, e-mails, fóruns ou outros meios. “O buzz orgânico (ou de boca a boca) é o que ajuda a construir a reputação do seu site com os usuários e o Google, e isso raramente se consegue sem conteúdo de qualidade”, diz a central.
Concomitantemente, a pesquisa da Opinion Box mostrou que leads de indicações têm uma taxa de conversão 30% maior do que aqueles gerados por outros canais de marketing, como anúncios em redes sociais ou mídia programática, o que reforça o poder do boca a boca e a confiança atrelada a uma recomendação pessoal.
Site funciona como vitrine para o consumidor
Quem trabalha no meio digital precisa estar alinhado ao comportamento dos consumidores. Com a popularização dos dispositivos móveis com acesso à internet, 54% dos usuários passaram a utilizar os canais virtuais para encontrar o produto desejado. Os buscadores de pesquisa são o principal deles, de acordo com informações da plataforma Think with Google.
Pensando nisso, criar um site profissional para uma empresa é uma forma de divulgar o seu negócio, atrair o seu potencial consumidor e torná-lo, efetivamente, um cliente, conforme pontua o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O site pode ser o primeiro contato com o cliente e funcionar como uma espécie de vitrine da marca.
Um site bem projetado ajuda a causar uma boa primeira impressão e construir uma relação de confiança com os consumidores. As informações devem estar bem distribuídas para que o usuário encontre o que precisa de forma rápida, visto que é por meio do portal que o consumidor pesquisa informações sobre a empresa, os produtos e os serviços.
O Sebrae explica, ainda, que são os elementos da identidade visual, como as cores da marca e o logotipo, que representam a marca e estimulam a identificação pelo cliente. Pesquisa da Stanford University revela que 75% dos consumidores julgam a confiabilidade de uma empresa com base no design de suas páginas on-line.
Desenvolvimento de site depende de profissionais qualificados
Para mais da metade (57,3%) das organizações, as ações de marketing digital são responsáveis por quase 20% das vendas, segundo levantamento da Web Estratégica, especialista em consultoria de negócios no mundo digital.
Segundo o Sebrae, o marketing digital pode incluir diferentes frentes de atuação, como a produção de conteúdo, o e-mail marketing, o desenvolvimento de site e blog, e a atuação nas redes sociais. Em cada uma dessas frentes, há diversas possibilidades de ações estratégicas como inbound marketing, SEO, mídia paga, patrocínio de influenciadores, eventos, novos canais de atendimento e otimização de conversão (CRO).
Em relação à infraestrutura dos sites e à produção de conteúdo, o conhecimento técnico é bastante demandado. Crizanto destaca que, sem o apoio de profissionais qualificados em estratégias de SEO e link building, muitas marcas encontram dificuldades em desenvolver estratégias para aumentar a visibilidade.
O investimento em agências especializadas para construir um site profissional da marca garante a manutenção contínua das páginas, corrigindo possíveis erros e garantindo ações de segurança, como certificados SSL e firewalls. Sem essas estratégias, a eficácia do site pode ser comprometida, diminuindo a confiança dos usuários dos clientes na empresa.
. . . .
Webinsider
Artigos de autores diversos.