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Copywriting para pequenos negócios: dicas para criar textos persuasivos usados em anúncios, landing pages, e-mails e outros materiais de marketing.

Copywriting para pequenos negócios: dicas para criar textos persuasivos para anúncios, landing pages, e-mails e outros materiais de marketing.

 

Copywriting é o nome atual da forma de escrever textos persuasivos com o objetivo de levar o leitor a realizar uma ação específica — pode ser comprar um produto, se inscrever em uma lista de e-mails ou entrar em contato com a empresa.

Dominar esta habilidade é importante para qualquer negócio que deseja se comunicar com seu público e gerar vendas. Muitas vezes o cliente já deseja o produto, só falta o empurrãozinho para levá-lo ao  botão COMPRAR.

Por que copywriting é importante?

Pequenos negócios competem com empresas maiores, que têm orçamentos de marketing robustos. Um copywriting eficaz já faz com que os menores se destaquem e comuniquem valor de forma clara e persuasiva — e assim conquistem clientes.

O “copy” é estrategicamente criado para atrair atenção, despertar interesse, criar desejo e incentivar a ação.  Segue os passos ou etapas do modelo AIDA — Atenção, Interesse, Desejo e Ação. Ele visa o público já selecionado e possivelmente bem interessado na oferta.

Atenção

Neste momento o objetivo é ganhar a atenção do visitante e fazer com que ele perceba a oferta. Você pode por exemplo destacar problemas da sua persona para captar a atenção. Saiba escolher a pergunta certa sobre uma situação que mexa com as emoções do seu cliente.

Interesse

Você conseguiu chamar a atenção, agora provoque o interesse. Dramatize o que o incomoda e explore problemas decorrentes da dor principal.

Desejo

É o momento de mostrar os benefícios do produto ou serviço. A transformação que a solução vai  proporcionar. A satisfação de quem tem o problema resolvido. Provoque este desejo no cliente: “Eu quero isto. Eu preciso disso agora!”.

É o momento de curtir este bem estar. Nas etapas anteriores o tempo é rápido, agora é mais devagar um pouco.

A oferta é explicada com mais detalhes e o comprador avalia. O vendedor usa depoimentos, garantias e comentários de clientes atendidos. São indicadores de confiabilidade que ajudam muito a fechar negócio.

Ação

Nesta etapa o vendedor guia a persona a fazer o que deseja que ela faça. O modo agora é call to action, com botões “Quero comprar a agora”, “Agende a sua visita”, “Baixe o e-book”.

Durante as quatro etapas é importante mostrar ao cliente claramente o que ele deve fazer para prosseguir e manter um fluxo coerente no processo. No final, evite formulários longos e não peça ainda informações sensíveis, pois atrapalham a conversão.

Um texto bem escrito pode ser a diferença entre um cliente que passa batido e outro que para e presta atenção.

Os 4 pilares do copywriting eficaz

Conheça seu público-alvo. Antes de escrever uma única palavra, saiba para quem está escrevendo. Quais são as necessidades, desejos, dores e objeções do seu público? Quanto mais você souber sobre seus clientes, mais eficaz será sua copy.

Tenha um objetivo claro. Qual é a ação que você quer que o leitor realize? Comprar, se inscrever, ligar? Seu texto deve ser construído em torno desse objetivo, com um Call to Action (CTA) claro e direto.

Destaque os benefícios, não apenas os recursos. As pessoas não compram produtos ou serviços por suas características técnicas, mas pelos benefícios que eles proporcionam. Foque em como você pode melhorar a vida do seu cliente.

Use uma linguagem clara e persuasiva. Evite linguagem complicada e enrolação. Use frases curtas, diretas e um tom de voz que se conecte com seu público. Use técnicas de persuasão para aumentar o impacto do seu texto, que ajudam bastante. Não abuse  nem force, use quando sentir que cabe.

Gatilhos mentais

Gatilhos mentais são estímulos, geralmente de natureza psicológica ou emocional, que desencadeiam reações inconscientes e influenciam a tomada de decisões, muitas vezes sem que a pessoa perceba. São usados em processo de compra para influenciar a tomada de decisão.

Obviamente, o copy deve ser discreto e não abusar dos gatilhos mentais. Sem exagero, para que o interessado não sinta que está sendo enrolado.

Alguns dos mais eficazes são:

  • Escassez: “Últimas unidades!” “Oferta válida somente hoje!”
  • Urgência: “Não perca essa oportunidade!” “Aja agora!”
  • Prova social: “Veja o que nossos clientes estão dizendo…” “Mais de 1000 pessoas já se beneficiaram…”
  • Autoridade: “Especialista recomenda…” “Como visto em…”
  • Reciprocidade: “Compre agora e ganhe um brinde exclusivo!”
  • Storytelling: contar uma história é uma forma poderosa de envolver o leitor, criar conexão emocional e tornar sua mensagem mais memorável.
  • Copywriting direto: desperte a atenção do leitor já na primeira frase, deixando claro qual é a oferta e o que ele vai perder caso não aproveite.
  • Fórmula PAS (Problema, Agitação, Solução): Identifique o problema do leitor, agite esse problema para mostrar as consequências negativas e apresente sua oferta como a solução ideal. É semelhante ao modelo AIDA.

Em diferentes situações

  • Anúncios: em espaços limitados, seja conciso e direto. Use um título chamativo, destaque o principal benefício e inclua um CTA claro. No marketing, CTA significa “Call to Action” (Chamada para Ação) e é uma mensagem persuasiva que incentiva o público a realizar uma ação específica, como clicar num botão, inscrever-se, comprar ou baixar algo. É uma ferramenta importante para guiar os usuários pela jornada de compra ou para alcançar outros objetivos de marketing
  • Páginas de vendas: aqui você tem mais espaço para detalhar sua oferta, apresentar provas sociais, quebrar objeções e usar storytelling para persuadir o leitor.
  • E-mails: coloque no assunto uma frase que desperte a curiosidade, personalize a mensagem, ofereça valor e inclua um CTA claro e direto.
  • Redes sociais: adapte a linguagem ao estilo de cada plataforma, use storytelling, faça perguntas, incentive a interação e inclua CTAs relevantes.

Dicas extras

  • Use verbos de ação: em vez de “Nosso produto tem…”, diga “Você vai poder fazer… com nosso produto”. Destaque o benefício e não a tecnologia.
  • Crie senso de urgência: use palavras e frases que incentivem o leitor a agir imediatamente.
  • Destaque os benefícios: mostre como seu produto ou serviço vai melhorar a vida do cliente.
  • Use depoimentos e provas sociais: Mostre que outras pessoas já tiveram sucesso com o que você oferece. Use depoimentos verdadeiros, de pessoas que existem. Dá para sentir quando são falsos.
  • Revise e edite: um texto com erros gramaticais perde credibilidade. Revise seu texto com atenção antes de publicá-lo. Não só pelos erros gramaticais ou digitação, mas que o texto tenha fluência e elegância.

Copywriting é uma habilidade valiosa para qualquer pequeno negócio. Ao aprender a escrever textos persuasivos, você pode atrair mais clientes, aumentar suas vendas e construir uma marca forte e memorável. Invista em aprender as técnicas e pratique constantemente para aprimorar suas habilidades.

Procure treinar o seu ouvido: preste atenção nos textos comerciais que lê e procure identificar alguns deste truques para saber usá-los bem. [Webinsider]

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Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.

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