Que história você está contando? A da sua vida

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Não importa se você quer ou não participar. Nessa brincadeira não tem figuinha. Quem decide não fazer por medo de errar, erra por omissão. É a vida. Que só respeita uma regra, instituída por Cazuza há uns bons 20 anos: o tempo não para.

Seu jeito de andar revela um pouco sobre sua personalidade. Sua camisa ou a falta dela também. É claro que, como diria o personagem principal do meu filme favorito – Tyler Durden, em Clube da Luta -, “Você não é o seu emprego. Nem o carro que dirige.” Mas sejamos sinceros, isso também ajuda a contar sua história.

E é sobre a história mais importante do mundo para você que estamos falando. A história de sua vida. Que independente de você querer ou não, está sendo escrita. Agora. Você pode ouvir o barulho do teclado trabalhando?

Longe de mim dizer como você deve andar, a roupa que deve vestir, ou com quem deve se casar. Só acho bom lembrar que um vilão chamado circunstância vai roteirizar sua vida se você não tomar as rédeas para criar sua própria história.

E todo roteirista sabe que uma pequena porcentagem da comunicação é o que sai pela boca. A grande maioria é linguagem não-verbal. É o sotaque. A roupa. A quantidade de sorriso. O modo de agir sob pressão.

O que importa são os detalhes.

Não é à toa que tantas pessoas em Hollywood ganham a vida cuidando do figurino, da direção de arte, de fotografia, enfim, de cada detalhe das tais imagens que falam mais que mil palavras. Daí a importância de prestar atenção nas pequenas coisas.

As melhores histórias são contadas com elas.

A comunicação é muito mais relação do que mensagem. Algumas marcas entenderam isso há algum tempo. E, como atos falam mais alto que palavras, decidiram qual história querem contar e estão agindo de modo a contá-la não apenas com palavras.

Mas pare de pensar na nova estratégia de marketing da sua empresa ou do seu cliente. Pense em você. Na sua vida. Como anda sua marca pessoal? Você consegue dizer sua missão em uma frase? E seus objetivos?

Você só pode contar uma boa história para quem quer que seja se souber contar a sua própria história antes. E que história você está contando? [Webinsider]

…………………………

Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Avatar de Fernando Luz

Fernando Luz é redator publicitário, escreve no blog Fernandoluz.com e no Twitter @fernandoluz.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

12 respostas

  1. seu texto é realmente muito bom , é daqueles que em poucas linhas, nos dá uma sacudida . Estou tentando achar essa resposta há algum tempo , em alguns momentos tenho certeza que a encontrei , mas depois de algum tempo vem os questionamentos e incertezas e hoje estou mais confusa do que nunca ! Se tiver a inspiração , post algo para nos ajudar nesses momentos .

    Obrigada e parabéns !!!

  2. Um excelente texto, muito bom, capaz de nos conduzir por um caminho complicado e que as vezes gostamos de evitar, o da reflexão.

    São tantos sonhos a direcionar nossas escolhas que muitas vezes não identificamos o nosso e acabamos simplesmente seguindo o sonho que alguém escolheu para nós.

    Precisamos assumir o comando de nossas vidas, nossas dores e amores, só assim iremos rascunhar a felicidade tão sonhada.

    Parabéns pelo post.

  3. P.. que Pariu! Grande Texto. Faz nos pensar sinceramente qual a história que quero e estou contando sobre a minha vida.
    Obrigado por esta maravilha de texto.
    Abraços

  4. Grande FLUZ!! adorei essa parte aqui ó

    “Não é à toa que tantas pessoas em Hollywood ganham a vida cuidando do figurino, da direção de arte, de fotografia, enfim, de cada detalhe das tais imagens que falam mais que mil palavras. Daí a importância de prestar atenção nas pequenas coisas.

    Fantástico, parei pra pensar q história estou contando, e felizmente eu sei o título. agora preciso escrever o livro, auhuah

    Abraço mulek, parabéns!

  5. O posicionamento da sua marca pessoal é que você que você comunica, seja por palavras, seja visualmente.

    Detalhes são importantes e o caminho que seguimos é simples e muitas vezes cruel: a cada escolha, uma renúncia. Nossas ações não só constroem nossos caminhos mas a imagem a ser passada para quem enxerga.

    E o que sou? Será que minhas ações são um espelho cristalino e minha história é bem contada?

  6. Caro Fernando.

    Que excelente post!
    Realmente são coisas que não nos damos conta, mas que são a verdade pura e simples da vida.
    “Somos quem podemos ser…
    Sonhos que podemos ter…”
    E podemos fazer de tudo para ser e ter o que sonhamos.
    Se olharmos pra trás, vemos que estamos colhendo o que plantamos e da forma como cultivamos.

    Parabéns pelas palavras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *