Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Utilizar novidades na comunicação tornou-se uma obsessão para as empresas. Do Second Life aos aplicativos para gadgets, muitos esforços têm sido gastos em ações que não necessariamente são a melhor utilização de tempo e dinheiro.

O uso de novidades, muitas vezes apenas como gerador de releases, tem sido confundido com inovação, como se fosse tornar uma empresa moderna. Mas o que é inovação de verdade?

Inovação de verdade está no DNA da empresa. Se uma empresa é inovadora, a inovação passa por todos os seus departamentos. O RH contrata colaboradores com perfil inovador, o jurídico toma providências para que a empresa possa assumir mais riscos associados à inovação. Os produtos ou serviços colocados no mercado são diferenciados e o atendimento ao cliente também é inovador.

Naturalmente a comunicação dessas empresas será inovadora. Pense em algumas empresas com esse perfil e veja como isso é verdade.

Apesar de haver grande associação com a criação e o uso de tecnologias, inovação está muito mais ligada a uma estratégia. Inovar significa tomar um caminho diferente dos seus concorrentes. Ver o que ninguém enxergou antes. Com os recursos que possuímos hoje, viabilizar a tecnologia para colocar essa estratégia em prática é apenas questão de tempo.

Para exemplificar a diferença entre tecnologia e inovação: de um lado temos tecnologias como realidade aumentada, 3D, QR Code, redes sociais e aplicativos. A inovação, por sua vez, pode ser de processo, de produto, de modelo de negócio, de modelo de atendimento. Viu como são coisas bem diferentes?

Poucas palavras, nos últimos anos, foram tão mal utilizadas quanto inovação.

Primeiro, inovação é um processo de longo prazo, e não o uso esporádico de uma tecnologia. Segundo, inovação não significa ter que usar novas tecnologias. Você pode ser inovador usando o e-mail de uma maneira diferenciada, de um jeito que seus concorrentes nunca usaram.

E você, é inovador de verdade ou apenas um gerador de notícias? [Webinsider]

…………………………

Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Avatar de Cezar Calligaris

Cezar Calligaris (cezar@gmail.com) é consultor de projetos digitais no Reino Unido.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

4 respostas

  1. Na verdade, parece que a inovação mudou o sentido. Qualquer uso de algo novo é inovar. Claro, o sentido da palavra é totalmente diferente de apenas usar uma nova tecnologia ou usar um novo modelo.

    Então, eu vejo que a inovação continua como sempre, os mais espertos realmente inovam, os outros colocam frases de efeito, apenas pra fortalecer a marca dele, mas quem é exigente não vai confiar na primeira marca que se define inovadora, vai buscar profundamente sobre.

    Mas uma coisa eu digo a vocês, muito interessante esse alerta do Cezar.

    Lembrando que, o que eu disse acima apenas é minha opinião sobre o assunto.

    E respondendo a pergunta do Cezar. Acredito que sou um enganador, apenas coloco “inovar” na marca, mas até que dá certo sabia ?

  2. Fala Cezar.

    Inovação pra lá, inovação pra cá…..hoje tudo é inovador!!!!

    Seu artigo contribui muito para nós que confundimos tecnologia com inovação. Corrija-me se eu estiver errado, a inovação é fazer algo de uma maneira diferente, porém com resultados igual ou superior, correto?

    Agora vou dificultar as coisas…….um “iphone” é inovador, pois usa uma tecnologia diferente daquela aplicada no celular, obtendo melhores resultados, certo?

    Mas como não confundir o uso de tecnologia com inovação? Podemos usar a tecnologia para mudar e melhorar um processo obtendo melhores resultados, isso seria inovação? Ihhhhhh……..

  3. Pois é, acho q estamos todos cansados desses zé modinhas e fazedores de factóides. Por isso a web no brasil ainda eh o que eh. Ainda bem q acabou a historia dos banners fantasmas em festivais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *