Tecnologia que dá resultados em e-commerce

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A tecnologia é um dos traços predominantes do comércio eletrônico, pois oferece inúmeras possibilidades de inovações nos negócios. Ao mesmo tempo, muitas lojas virtuais se tornam iguais, sem uma tecnologia estratégica que permita ter vantagens competitivas e diferenciações para fidelização.

Ações como uma pesquisa, a chegada ao carrinho de compra, a segurança nas transações, a integração com sistemas internos e outras atividades já são questões tecnológicas primordiais para a funcionalidade do e-commerce – o que realmente começa a fazer diferença são as inovações.

No e-commerce brasileiro já começam a existir em alguns players boas práticas em tecnologia estratégica.

Uma aplicação perfeita desta tecnologia:

O 1-Click ou Compre com 1 Clique: funcionalidade que permite aos clientes fazer compras com um clique (às vezes mais de um). Nesta aplicação, o sistema considera os dados de pagamento e endereço do cadastro atual e com um único clique a compra é realizada.

A prática é uma estratégia perfeita para o e-commerce, pois em segundos o cliente efetiva a compra escapando do passo-a-passo do carrinho de compras onde registram-se altos índices de abandono, uma das dificuldades para o e-commerce.

De acordo com pesquisas do setor, de cada 100 pessoas que visitam uma loja, 20 a 25 carregam um carrinho de compras, mas só duas ou três realmente compram os itens que escolhem.

O passo-a-passo do processo do carrinho oferece ao consumidor o tempo da dúvida, além de outras características que possam não apresentar vantagens, como prazo de entrega, preço do produto, tipos de pagamento, parcelas, valor do frete, segurança, etc. O conjunto deve apresentar benefícios consideráveis para que o consumidor não desista da compra e abandone o carrinho.

Cada loja virtual, ou negócio devem analisar os dados oferecidos durante toda a navegação do usuário buscando compreender o comportamento do e-consumidor no site e entender o porquê do abandono em cada página. Isso é métrica!

Imagine que você esteja sem o seu cartão e se depara com uma super promoção. Com esta aplicação, você só precisa fazer o login e dar um clique para que a compra seja realizada.

A principal finalidade do mecanismo “Click ordering”, patenteado pela Amazon, é facilitar a compra de seus clientes.

Comodidade e facilidade ao usuário = conversão. Simples assim! [Webinsider]

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Avatar de Renata Reis

Renata Reis é formada em publicidade e propaganda, pós graduada em comunicação e marketing e profissional de e-commerce e marketing digital. Mantém o blog Falando de e-commerce.

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7 respostas

  1. Pode guardar os dados de cartão do cliente, basta ter uma licença para isso, se não me engano PSI. É dessa maneira que os gateway’s de pagamento trabalham. Abs

  2. *Criar diferenciais competitivos: o ambiente virtual permite criar e criar o tempo todo. É fundamental acompanhar as tendências e estar perto do cliente, conhecendo-o, traçando o seu perfil e entendendo suas necessidades. Assim, conseguimos estreitar o relacionamento e direcionar o ambiente virtual para ofertas mais atrativas e direcionadas para cada tipo de consumidor.
    *Diminuir o tempo da dúvida: Evitar milhões de telas quando o cliente decidir comprar. Isso vai reduzir também o cansaço. Os cadastros devem mais objetivos, com informações que serão fundamentais para a compra. A pesquisa com dados complementares deve fazer parte do pós-venda.

    A conversão depende, além de facilidade e comodidade, de uma oferta bem direcionada e agilidade das telas de compra.

  3. Já fiz uma compra pelo 1 click e esta funcionalidade precisa ser autorizada pelo cliente. Sem a autorização o sistema fica inativo. Existe a opção não é uma obrigação. Se o cliente confia na loja que está comprando ele pode habilitar ou não esta funcionalidade. É uma ótima ação em e-commerce.

  4. Sou totalmente contra ao formato 1click buy. É uma tentativa imoral de tentar esconder alguns aspectos relevantes do processo de compra online como o prazo de entrega ou disponibilidade imediata do produto além de ser um risco para a segurança uma vez que todos os dados devem estar previamente armazenados (na maioria das vezes sem segurança alguma).

  5. Espera aí! As lojas estão guardando meu número do cartão de crédito, validade e código de segurança em seus bancos de dados?????? Isso não é ilegal, além de ser um enorme erro de segurança? Uma pequena invasão e todos os dados para que um cybercriminoso me cause prejuízos são entregues a eles mais rápido que minhas compras. Absurdo!

  6. Essa tática aumenta a compra por impulso para os produtos de menor valor, sendo válida portanto para esse tipo de produto. Para valores maiores, o carrinho de compras ajuda o comprador a ponderar os demais aspectos da compra e é importante para fidelizar o cliente. Quem já não deixou de comprar em uma loja física quando, logo no início do atendimento, um vendedor deu pressa ao cliente, para que ele não tenha tempo de pensar melhor?

  7. Particularmente acho a compra em 1 click uma estratégia válida, porém, deve ser bem planejada para não causar inconvenientes ao comprador pois pior do que perder uma venda é perder um cliente devido a algum problema devido a erro no pagamento, endereço de entrega errado ou algo do tipo.

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