Se Apple não tivesse diversificado sua linha de produtos a partir da invenção do iPod no começo dos anos 2000, ela não estaria batendo os recordes de lucratividade e de valorização de suas ações, trimestre após trimestre. Para ser mais preciso, 60% de sua receita hoje não existia três anos atrás.
Para se ter uma ideia do poder de suas inovações recentes, o produto que trouxe mais receita no último quarter foi o iPad, algo que nem existia no começo desse ano.
No gráfico abaixo originalmente feito pela Asymco, eu fiz uma brincadeira tirando todos os produtos de inovação e deixando apenas Macs, software e periféricos para vermos com clareza de onde vem o sucesso atual da companhia. (Via @ElisaAraujo).
[Webinsider]
…………………………
Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..
Acompanhe o Webinsider no Twitter.
Michel Lent Schwartzman
Michel Lent Schwartzman (michel@lent.com.br) é um empreendedor serial e especialista em marcas e negócios digitais, com sólida experiência em acompanhar carreiras e aconselhar empresas. Pioneiro na indústria digital, é formado em Desenho Industrial pela PUC-Rio e mestre pela New York University. Ao longo de quase 30 anos, fundou e dirigiu agências e atuou como CMO em grandes fintechs, além de prestar consultoria para diversas empresas globais
3 respostas
Eu lembro que estava na saindo da faculdade quando a Apple derrubou o “Computer” de sua razão social, isso em 2007. Época que já não fazia apenas computadores…
Manu, concordo contigo… e acho que a Apple vai muito além disso, pois está criando algo que até então não existia e criando uma necessidade que também não existia. Como aconteceu com os próprios PCs.
Engraçado que estava pensando o mesmo, mas aplicado em outras áreas como por exemplo as latinhas de cerveja de menor volume, o sabão que era em pó e agora é liquido, etc. Saber reinventar seu produto é uma arte.