Qualidade antes, durante e depois da entrega

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Nada mais gratificante para um prestador de serviços ou para uma empresa quando o cliente reconhece o trabalho bem feito e agradece pela qualidade, atenção e comprometimento. Certamente é um bom motivo para uma happy hour no final do expediente.

A sensação de “missão cumprida” é ótima para melhorar a autoestima e o ambiente profissional. Principalmente quando passamos por longos cronogramas e vencemos os inevitáveis problemas de percurso.

Entretanto, a entrega do projeto é apenas a etapa intermediária do relacionamento. E, infelizmente, muitos param por aqui. E o que separa os meninos dos homens vai muito além disso.

Entrega concluída, dinheiro no bolso… E?

Tantas vezes adquirimos algum produto ou serviço por causa de um vendedor simpático e com ótima argumentação.

Durante a negociação inicial, temos as melhores condições de pagamento, bônus, brindes; ou seja, atenção integral. Nossas ligações são atendidas com apenas dois toques do telefone! E os e-mails respondidos minutos após o envio.

Todos nos cumprimentam pelo nome e fazem questão de servir deliciosos cafezinhos. Naquele momento são nossos melhores amigos. Um ótimo perfil, correto?

Porém, após o negócio efetivado, se por acaso ocorrer qualquer insatisfação durante o pós venda, toda a “magia” acaba e restam as dores de cabeça.

Sistemas fora do ar, telefones ocupados, falta de estoque e por aí vai!

E isso ocorre em empresas grandes, pequenas, conhecidas ou não. E pode estar acontecendo com o seu negócio, nesse instante!

Voluntária ou involuntariamente.

E isso pouco importa, pois a mancha na sua reputação será a mesma!

Respeito ao cliente

Quando se busca padrões de qualidade profissional, é preciso considerar o acompanhamento após a entrega como uma etapa tão importante quanto as iniciais. É com esse compromisso que geramos novos negócios, fidelização e reconhecimento da marca.

Não basta ter o melhor preço e a entrega mais rápida. É preciso conhecer as opiniões após um tempo de uso e realizar todas as melhorias e evoluções necessárias com base nelas. E sempre oferecer pronto atendimento para sanar qualquer tipo de erro.

Essa postura não gera gastos extras, é um investimento.

Afinal, todos sabem que a indicação é a publicidade mais poderosa de todas. E sem custo algum!

Colocar o cliente em primeiro lugar deve ir muito além de vender, planejar, desenvolver e entregar com qualidade. É preciso oferecer todos os canais e ferramentas para que ele permaneça satisfeito após todas essas etapas.

Isso é respeito. Isso é credibilidade. Até mais. [Webinsider]

…………………………

Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Avatar de Eduardo Kasse

Eduardo Massami Kasse (@edkasse) é escritor, palestrante e analista de conteúdo. Subeditor do Webinsider. Mais em onlineplanets.com.br e eduardokasse.com.br.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Uma resposta

  1. Parabéns pelo artigo Eduardo! Estou ingressando no mercado de trabalho e seguirei suas dicas para que possa formar meu senso crítico profissional! Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *