A internet passa por uma grande evolução nesse momento. Diversos dispositivos surgem no mercado e com eles novos paradigmas de acesso. Smartphones, televisores e até mesmo relógios são capazes de proporcionar uma experiência de navegação pela rede mundial.
O modelo baseado exclusivamente nos computadores já pode ser considerado obsoleto, principalmente em termos de desenvolvimento. Há alguns anos, era preciso analisar apenas as plataformas e os navegadores diferentes na hora de projetar sites e aplicativos online; agora é preciso ir além. É necessário um planejamento estratégico muito bem fundamentado.
E o que vem depois? Quais serão os novos meios virtuais? Holografias? Imersão total? Realidades aumentadas e inteligência artificial? Implantes neurais?
Foco no conteúdo
Definir plenamente o futuro da tecnologia é impossível. Temos apenas indícios e perspectivas, entretanto, esses padrões, independente de quais sejam, são apenas invólucros, interfaces para exibir o conteúdo e este sim é o importante.
Imagens, vídeos, textos, sons… há diversos tipos de conteúdo e a função da internet é disponibilizá-los de maneira simples, ágil e acima de tudo com qualidade. Todo o restante é coadjuvante nesse processo.
Muitos profissionais de web baseiam seus trabalhos exclusivamente no design – e esse é importantíssimo para o sucesso do negócio, como complemento – e nas animações com grande impacto visual, mas com pouca ou nenhuma informação. E esse é um erro clássico e corriqueiro.
Essa inversão de prioridades empobrece a divulgação, dificulta o acesso principalmente nos atuais dispositivos portáteis e limita a disseminação das informações. É como tentar vender um livro somente pela capa ou um quadro pela moldura.
O valor de qualquer site, portal, blog ou aplicativo está no seu conteúdo e é por ele que os usuários investem seu tempo ou mesmo seu dinheiro. A inteligência de negócios online está na capacidade de cativá-lo e satisfazê-lo com qualidade informativa, sempre.
Pense nisso! [Webinsider]
…………………………
Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..
Acompanhe o Webinsider no Twitter.
Eduardo Kasse
Eduardo Massami Kasse (@edkasse) é escritor, palestrante e analista de conteúdo. Subeditor do Webinsider. Mais em onlineplanets.com.br e eduardokasse.com.br.
4 respostas