Quando falamos de Amazon.com, a primeira coisa que vem à mente é considerá-la a mais bem sucedida operação de loja virtual do mundo. Milhares de produtos, qualidade e inteligência. Mas, acima de tudo, o que a Amazon mais oferece aos clientes são informações muito detalhadas sobre seus produtos.
Durante uma pesquisa, Joshua Porter, reconhecido designer de interfaces, consultor, escritor e especialista em web 2.0, instruía voluntários a visitar determinadas lojas virtuais para que pudessem realizar suas análises. A grande maioria dos voluntários perguntava: – “Posso primeiro visitar a Amazon.com?”
Intrigado com o comportamento quase unânime, Joshua começou a questionar porque a Amazon.com é tão poderosa e chegou a algumas hipóteses para explicar esse comportamento.
Primeiro pensou que essas pessoas já tinham contas ativas lá. Os dados dos cartões de crédito já estavam registrados e não seria preciso digitá-los novamente.
Pensou também em preços e percebeu que os consumidores normalmente esperam que a Amazon.com tenha preços baixos, mas não estavam preocupados se os preços não fossem os mais baixos do mercado.
Foi aí que ele notou que seus voluntários não diziam “Prefiro comprar na Amazon.com”. Eles diziam: “Posso primeiro visitar a Amazon.com?”.
Joshua concluiu que o que faz as pessoas visitarem primeiro a Amazon.com é o interesse em obter informações sobre o produto que desejam comprar. Além das informações fornecidas pelo próprio site, a Amazon.com é um forte pólo de comentários espontâneos. Os consumidores confiam nas informações postadas, o que influencia fortemente a decisão de compra. Quando já decididos, não coincidentemente a um clique de distância, o produto pode estar a caminho da sua casa. Afinal a Amazon.com também vende aquele produto! Incrível, não?
O que a Amazon oferece para seus consumidores colaborarem?
Reparem neste link: amazon.com/kindle. Percebam a quantidade e a riqueza das informações disponíveis. Os detalhes e recursos que a Amazon utiliza para vender o seu produto são de extrema importância.
Mas aqui estamos falando do poder dos consumidores em convencer outros consumidores ao comentarem sobre um produto. Não importa a quantidade de informações e detalhes do produto que você, loja virtual, descreva em sua página. Seguramente, o consumidor será ainda mais influenciado pelo comentário de outro consumidor. Histórias pessoais sobre a experiência única ao utilizar o produto são muito mais ricas e convincentes que qualquer descrição. São mais fáceis de compreender e lembrar e ilustram melhor o uso real do produto em situações reais.
Sabendo disso, a Amazon.com não abriu mão de fazer detalhadíssimas descrições dos seus produtos, mas ofereceu uma grande área para seus consumidores falarem o que quisessem sobre produto. Lá, além de você poder deixar a sua resenha, outros consumidores podem opinar se ela foi útil ou não para ele. Ou seja, além de comentar sobre o produto, a Amazon permitiu que os próprios consumidores ratificassem a credibilidade do que foi escrito!
Que lição aprendemos com isso? Se existem pessoas que querem falar de produtos que nós vendemos, nada melhor que falem aqui no nosso site! Os comentários vão gerar novos conteúdos relevantes que ajudam a aumentar a importância da sua loja na internet e influenciam diretamente na decisão de compra de outros consumidores. O que mais uma loja virtual pode querer?
Moderar e responder comentários
É importante frisar que esses recursos não trazem somente benefícios. Muitas lojas sofrem com comentários negativos nem sempre verdadeiros, postados por concorrentes. Por isso a estrutura e o processo de moderação desses comentários devem ser eficientes.
Ainda assim, comentários negativos sobre produtos podem ser benéficos. Nenhuma pessoa confia totalmente em um produto que tenha somente comentários positivos. Nenhum produto ou serviço é perfeito e por isso os consumidores sempre procuram informações do que pode acontecer de errado ao usá-lo. Mas se o produto é realmente ruim e só recebe comentários negativos, livre-se dele! Vender um produto ruim contamina a credibilidade da loja.
As ferramentas de tecnologia estão aqui e no Brasil e existem para serem utilizadas em prol de algo muito maior: a opinião do consumidor em relação à sua marca. A Amazon não é um case de sucesso mundial à toa.
Além de recriar e inovar o tempo todo para crescer, ela pode e deve ser utilizada como exemplo para investimentos em plataformas que potencializam o que importante realmente: fidelização em torno de uma estratégia sustentável. [Webinsider]
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Rafael Forte
Rafael Forte (@RafaelForte) é Sócio-Diretor de Serviços e Consultoria da VTEX, empresa líder em tecnologia para o comércio eletrônico.
4 respostas
Amazon: sempre tentaram copiar, mas ninguem tem capacidade pra chegar aos pés deles.
O nome disso: Competência.
Só ver pelas grandes lojas aqui no Brasil… contratam uma dúzia de pessoas pra preencherem o “formulário” num sistema, sem conhecimento, sem material adequado, sem informação…
Informação é ouro, e tratada com sabedoria, move o mundo 🙂 heheh
Fantástico. Esses textos sobre a Amazon.com sempre me deixam com água na boca e a pergunta: quando faremos isso no Brasil?
Experimente fazer algum comentário negativo de algum produto no Submarino/Americanas.
Como cliente frequente deles, concordo plenamente que a Amazon é um caso de sucesso e merece o título de excelência, a própria Amazon da a cara a tapa, permitindo que vc faça os comentarios no próprio site, com avaliações bem visiveis e transparentes. Alias, a avaliação esta bem abaixo do título da mercadoria. Já aqui no Brasil, as lojas colocam em um lugar oculto, abaixo, no fundo da pagina praticamente escondida esperando que ninguem a veja.