O advento da Internet como meio de comunicação ágil e sua adoção em larga escala pelas organizações e na vida doméstica foram os propulsores das comunidades virtuais. Grupos de pessoas com interesses comuns começaram a trocar informações, conhecimentos e melhores práticas via rede – e as empresas começaram a notar que poderiam ganhar muito com isso. Eduardo Lapa (foto), Diretor da SBGC (currículo completo mais abaixo), apresenta nesse workshop um guia prático para tirar máximo proveito destas comunidades, inclusive no mundo dos negócios.
OBJETIVOS
- Capacitar os participantes a criarem gerirem e aplicarem comunidades virtuais de práticas como apoio aos processos de negócio de suas organizações.
- Capacitar os participantes a reconhecer e analisar os principais problemas e situações comuns em comunidades de práticas em que estiverem envolvidos.
- Fomentar a reflexão sobre as mudanças atuais nas empresas, devidas ao advento das comunidades virtuais, e seu impacto na competitividade.
- Apresentar um painel abrangente do que as organizações estão fazendo no Brasil e no exterior com comunidades de práticas, ilustrado com experiências reais e casos práticos de empresas do mercado.
PÚBLICO–ALVO
Profissionais, técnicos e gerentes envolvidos com a criação, gestão e participação em comunidades virtuais de práticas nas empresas. Mediadores de comunidades de prática, como listas de discussão.
CONTEÚDO
- Conceitos, métodos, técnicas e ferramentas para criação e mediação de comunidades virtuais.
- Uso de comunidades virtuais na prática no mercado para gerar vantagem competitiva.
- Benefícios reais obtidos pelos profissionais que participam de comunidades virtuais em suas empresas.
- Papel das comunidades virtuais de práticas na implantação da Gestão
do Conhecimento nas empresas. - Oportunidades típicas existentes nas empresas para criação de comunidades de práticas.
- Fatores críticos para o sucesso de uma comunidade de práticas.
- Mediação de comunidades virtuais.
DURAÇÃO DO CURSO
O curso será ministrado em uma única aula, das 9 às 19h (com dois coffee–breaks de 20 minutos cada e 1 hora e 20 minutos de almoço).
METODOLOGIA
Cada unidade se compõe de um conjunto de apresentações e dinâmicas. As apresentações serão expositivas e interativas, com exemplos e casos práticos oriundos do ambiente de negócios brasileiro. Os participantes serão incentivados a analisarem a aplicação dos conceitos nas oportunidades existentes em suas organizações, bem como a questionarem o uso dos conhecimentos adquiridos na prática de seu próprio ambiente de trabalho.
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Eduardo Jorge Lapa Lima é graduado em análise de sistemas e pós–graduado em Gestão de Negócios e Tecnologia de Informação pela Fundação Getúlio Vargas. Consultor pela Informal Informática, possui diversos cursos de especialização em gestão do conhecimento e tem atuado na área de TI desde 1996, prestando serviços para empresas como Chrysler, Mercedez Bens, Telemar Celular–Oi, WeDo Consulting, Sebrae, Senac, entre outras. Mediador da comunidade virtual internacional Competitive Knowledge, atualmente com mais de 600 membros e diretor da SBGC –Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento. A Informal é também a criadora do Curso Superior em Gestão do Conhecimento da Universidade Veiga de Almeida, do qual Eduardo Lapa é coordenador.
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