google-site-verification=DiQSzZV6ZIn9SBZxRwYugy1FrRRU-hjWZ8AsZOwQugk

Banco via web em alta, home banking em baixa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Denis Carrilho

Com o crescimento da oferta de linhas telefônicas, a popularização da web e um maior número de pessoas utilizando computadores houve um expressivo aumento dos serviços online como o comércio eletrônico, a declaração de Imposto de Renda e o Internet Banking.

Neste caso, ir até uma agência bancária para muita gente é uma atividade cada vez mais rara; pagar uma conta ou tirar um extrato bancário pode ser um assunto resolvido na própria mesa de trabalho. Filas no caixa nunca mais.

Segundo a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), o número de movimentações feitas pelo computador através da internet em 2001 foi de aproximadamente 810 milhões, correspondendo a 4,15 % de um total que ultrapassa os dezenove bilhões de transações. Um crescimento de 121,86 % em relação ao ano anterior.

Já o número de usuários de Home Banking diminuiu nesse período: caiu de 6,8 milhões para 2,4 milhões, uma redução de 64,09 %. Há diferenças entre o Home Banking e Internet Banking. No primeiro, o cliente conecta–se diretamente com o banco através da sua linha telefônica pessoal, discando um número específico, a exemplo do que acontecia com as antigas BBSs (Bulletin Board System). Nesse caso não há nenhum tipo de comunicação com outra rede que não seja a do banco.

Já no Internet Banking, como o próprio nome sugere, as transações são feitas somente pela internet, através de conexões seguras. O caminho natural é a substituição do Home Banking pelo Internet Banking, que já conta com mais de 13 milhões de usuários no Brasil, um crescimento de 56,63 % em relação a 2000, o ano anterior.

Uma pesquisa realizada de 30 de janeiro a 18 de fevereiro de 2003 pelo instituto Qualibest, de São Paulo, nos dá mais algumas pistas sobre esse mercado no Brasil.

A pesquisa ouviu 204 usuários de internet de todo o país para saber, entre outras coisas, o tempo de uso, a freqüência de acesso, os principais serviços utilizados e, principalmente, a opinião dos clientes sobre o sistema. A maioria dos usuários ouvidos é de São Paulo, correspondendo a 47%. Em relação às regiões do país, 30% pertencem ao sudeste, 9% são do sul, 7% estão no centro–oeste, 6% no nordeste e apenas 1% dos usuários estão no norte do país.

Sensação de segurança aumentou. Além da comodidade, a segurança foi um fator importante para o aumento do uso de Internet Banking. Até pouco tempo, o número de usuários era inexpressivo, devido principalmente às dúvidas que muitas pessoas tinham (e algumas ainda têm) em relação ao sistema. Roubo de senha é um dos primeiros itens de uma fila de preocupações. Esse motivo foi citado por 30% dos entrevistados.

Com iniciativas por parte dos bancos e empresas do setor, hoje o quadro da segurança é diferente do que há alguns anos. A confiança aumentou e 70% dos usuários entrevistados afirmaram utilizar os diversos serviços online, como consultas, pagamentos, transferências e até aplicações financeiras. Desse número, 31% afirmaram acessar o serviço todos os dias.

A maioria acessa a internet há mais de três anos (73%), e 55% usa o Internet Banking de um a três anos, o que indica que são pessoas com alguma experiência em web. Do total de usuários entrevistados, 53% são do sexo masculino.

A maior parte dos usuários é relativamente jovem, entre 21 e 30 anos, e tem curso superior, como o estudante de Engenharia da Computação Norton Ji. Para ele a comodidade é o principal fator na hora de acessar sua conta. “Depois de digitar a senha e logar no Internet Banking, você tem acesso a uma gama de informações muito mais rápido do que pelo telefone. Sem contar a opção de pagamentos”.

Mas a segurança também conta muito: “não digito minha senha em nenhum outro computador sem ser o de casa”, completa. [Webinsider]

Avatar de Webinsider

Artigos de autores diversos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *