Lançadas em 2006, as Ferramentas para Webmasters do Google (Google Webmaster Tools) são gratuitas. Oferecem, entre outros recursos, acesso ao que o Google vê e entende sobre o seu site e diagnóstico de problemas. Apesar de inicialmente ter criado excitação na comunidade de webmasters e profissionais de SEO, nos seus primeiros anos a plataforma oferecia funções e relatórios básicos, em sua maioria já disponíveis em outras ferramentas. Porém, nos últimos dois anos o Google tem expandido o console de maneira exponencial e hoje é uma ferramenta riquíssima, essencial para o SEO de qualquer site.
Neste artigo quero compartilhar com vocês dicas sobre as ferramentas, configurações e relatórios que oferecem as melhores e mais imediatas oportunidades para otimização do seu site. Você encontra uma apresentação completa de todas as funções e ferramentas disponíveis na Central de Ajuda para Webmasters.
O painel de controle se divide da seguinte maneira:
- Configuração do seu site
- Seu site na web
- Diagnósticos
- Google labs
Configuração do seu site
Como o próprio nome já diz, aqui você “configura o seu site no Google”. Dois recursos são chave para o início do trabalho: cadastramento do seu Sitemap XML e a configuração e teste do seu arquivo robots.txt. Estes dois itens são determinantes para os dois aspectos iniciais (e fundamentais) de qualquer site no que se refere às ferramentas de busca: indexação e acesso as páginas. Se estes dois fatores não estiverem alinhados e corretamente configurados, todo o restante do projeto é praticamente inútil.
Sitemap XML. Particularmente importante para sites com um vasto número de páginas, auxilia na indexação das páginas. O console oferece um relatório muito útil: o número de URLs incluídas no seu arquivo XML versus o número de páginas já indexadas pelo Google, assim você pode monitorar de perto a indexação das páginas do seu site. E lembre-se: cada vez que novas páginas são publicadas em seu site, o arquivo Sitemap XML deve ser atualizado e recadastrado.
Acesso ao rastreador (robots.txt). O arquivo robots.txt permite bloquear o acesso do Google aos diretórios e arquivos que você não quer que estejam disponíveis nos resultados de busca. Você tem opções para gerar o arquivo txt e testá-lo. Acredite, muitos sites acabam bloqueando (ou desbloqueando) algo indevido por acidente. Teste! Essa ferramenta garante sua paz de espírito.
Seu site na web
Dois relatórios desta seção proporcionam uma série de oportunidades para melhorias na popularidade do seu site: Links externos e Links internos.
Links externos. Há muito se sabe: links externos são o fator mais importante para o posicionamento das páginas. Links são sinônimos de votos e votos geram popularidade. O Google ama sites com conteúdo relevante, de qualidade, mas apesar disso, a popularidade é necessária. O relatório apresentado aqui é uma lista das suas páginas com os links externos que cada uma possui. Uma ferramenta poderosa para a aquisição de novos links.
Identifique os sites que possuem links para você e pergunte-se: Em qual contexto o link foi criado? Por que este site criou este link para o meu? Foi para recomendar um artigo? Um produto? Ferramenta? Eu gosto de chamar esse exercício de a “Psicologia do Link”, ou seja, a razão de ser do link. A ideia é simples, aprender com o seu sucesso. Procure criar mais do mesmo para atrair mais links. Dica extra: contate o dono do site. Ele já conhece o seu site, a sua marca, seu produto. Quem sabe existem outras oportunidades para recomendações e links no mesmo site?
Links internos. Neste relatório você encontra uma rápida visualização da distribuição dos seus links internos. Quantas e quais páginas apontam para outras, de acordo com a arquitetura do seu site (links na navegação, menu, sidebars, etc.). Inicialmente recomendo traçar um comparativo para a identificação de problemas na sua estrutura e estratégia de links internos. Por exemplo, compare a quantidade de links que páginas de diferentes categorias (ou seções) do seu site apresentam. Geralmente o resultado é um número comum de links, porém não é raro se ter algum problema na navegação que possa gerar diferenças inesperadas.
Também, não é difícil encontrar “páginas órfãs”, ou seja, páginas internas com poucos ou nenhum link interno – como links são as conexões entre páginas e é por meio destas que a popularidade de um site é distribuída, é preciso se certificar em ter links internos apontando para as páginas mais importantes.
Diagnósticos
Na parte de Diagnósticos nossa atenção deve se voltar para Erros de rastreamento e Sugestões de HTML.
Erros de rastreamento. Páginas que retornam 404 são um desperdício de popularidade se possuírem links externos apontando para elas. Redirecione a URL por meio de um redirecionamento permanente 301, assim a popularidade dos links externos é repassada para a página onde o redirecionamento aponta.
Sugestões de HTML. O lugar perfeito para se iniciar o trabalho de otimização dos tão famosos títulos de página e meta tag description. O Google lista todos os títulos e descrições duplicados, longos ou curtos demais. Baixe o arquivo em CSV e mãos à obra.
Google Labs
Desempenho do Site. O Google anunciou recentemente que a velocidade de carregamento de um site tornou-se um dos fatores de posicionamento nos resultados orgânicos. Algumas semanas depois, o relatório Desempenho do Site foi adicionado ao console. Aqui o Google disponibiliza uma ferramenta para uso em conjunto com o browser Firefox, para que você teste a velocidade de seu site. Apresenta uma lista de páginas com detalhes por onde você pode começar a otimização.
Caso você tenha alguma dúvida sobre as práticas apresentadas, recomendo a leitura do Guia para Otimização de Sites publicado pelo Google. As Ferramentas para Webmasters do Google combinado às melhores práticas contidas neste guia são o melhor ponto de partida para o seu projeto de SEO. [Webinsider]
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3 respostas
Realmente é uma ótima ferramenta! No meu ponto de vista, nada é mais confiável para fazer a otimização do que a ferramenta criada pelo maior dos buscadores. Acho que daria até pra ser mais completa, mas pra começar um trabalho já ajuda bastante.
Concordo plenamente com este artigo, mas podemos explorar ainda mais as diversas ferramentas que o Google nos “oferece” para potenciarmos o SEO e não só dos nossos sites e Blogs!
Cumprimentos.
Muito bom esse tutorial, bem relevante…. mostra como utilizar a ferramenta de uma forma eficaz… Parabéns !!!