1. Aumentar reconhecimento de marca
- Pesquisa pré/pós-impressão (expostos vs. não-expostos) de reconhecimento de marca.
2. Gerar experimentação
- Pesquisar aumento do público alvo
- Identificação de novos compradores.
3. Aumento de uso da marca
- Acompanhamento da frequência de compra do consumidor online e offline
- Pesquisa com consumidores expostos a ações online e offline.
4. Upgrade de produto ou serviço
- Acompanhamento permanente dos hábitos de compra (o que foi comprado).
5. Incentivar aumento do tíquete-médio
- Acompanhar e comparar tíquete por compra online e offline.
6. Melhorar atitude/imagem do consumidor em relação à marca
- Acompanhamento permanente das atitudes do consumidor em relação à marca, inclusive consideração e intenção de compra.
7. Venda de outros produtos da mesma empresa (“cross sell”)
- Acompanhar comportamento de compra do consumidor em relação a determinadas marcas
- Pesquisar efeitos de ações cooperadas.
8. Campanhas cooperadas com marcas de outras empresas
- Acompanhar comportamento de compra do consumidor em relação a determinadas marcas
- Pesquisar efeitos de ações cooperadas.
9. Aumentar compras do mesmo produto
- Acompanhar número de consumidores comprando o produto mais de uma vez.
10. Encorajar fidelidade e aumentar envolvimento com a marca
- Número de compras repetidas
- Acompanhar percepção e atitude do consumidor entre a marca e suas competidoras
- Acompanhar intenção de compra da marca em relação às competidoras.
11. Fornecer mais informações sobre a marca
- Cliques nas peças publicitárias
- Duração da visita ao site ou hotsite
- Número de perguntas ou solicitação de mais informação por e-mail.
12. Demonstração do produto
- Cliques na peça publicitária
- Duração da visita ao site ou hotsite
- Número de perguntas ou solicitação de informação por e-mail.
13. Criar banco de dados próprio de clientes e prospects
- Acompanhar evolução e crescimento do banco de dados
- Acompanhar vendas feitas a membros do banco de dados.
14. Identificar oportunidades de venda
- Número de oportunidades identificadas online vs.offline
- Qualidade das oportunidades comparadas às geradas em outros meios.
15. Oferecer/melhorar Serviço de Atendimento ao Cliente
- Acompanhar número de visitas online e comparar com solicitações offline
- Pesquisar grau de satisfação dos clientes
- Comparar custos do serviço online vs. offline.
16. Desovar estoque excedente ou produtos fora de linha através de promoções
- Acompanhar vendas dos produtos
- Comparar custos com alternativas offline.
17. Reduzir custos de marketing
- Comparar custos e eficácia do canal online com ações offline.
18. Testar diferentes conceitos para a marca
- Medir intenção de compra (expostos vs. não-expostos)
- Pesquisar conceitos da marca (expostos vs. não
- expostos).
19. Testar diferentes modelos de preços
- Medir intenção de compra e/ou volume de vendas.
20. Testar novas opções de promoção
- Medir aumento de vendas e lucros
- Medir intenção de compra.
21. Testar novos produtos ou serviços
- Medir intenção de compra
- Medir atitude e comportamento do consumidor.
22. Pesquisas
- Comparar custos, taxa de retorno e tempo para os resultados em relação à pesquisa offline.
23. Gerar vendas online
- Faturamento
- ROI
- Pesquisar satisfação do consumidor.
24. Falar com público alvo não atingido em outros canais
- Avaliar aumento do alcance
- Avaliar aumento da penetração
- Avaliar dispersão
- Avaliar aumento nas vendas.
25. Otimizar eficiência do plano de mídia
- Comparar CPM e resultados entre os meios.
26. Identificar interesses dos consumidores e tendências de mercado
- Comparar lançamento de produto, promoções e campanhas online e offline.
27. Fidelizar clientes mais ativos
- Avaliar média de recompra
- Margem de lucro por consumidor
- Pesquisar índice de satisfação.
28. Gerar tráfego no site
- Taxa de cliques na campanha
- Número de visitas antes, durante e após a campanha
- Tempo de duração das visitas
- Número de páginas vistas antes, durante e após a campanha.
29. Gerar tráfego em loja física
- Medir tráfego antes, durante e após a campanha online
- Consulta da origem informação sobre a loja, produto ou serviço.
30. Recrutamento de funcionários
- Avaliar taxa de redução de custos de identificação de candidatos
- Número de entrevistas bem-sucedidas com origem online.
[Webinsider]
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Marcelo Sant'Iago
Marcelo Sant'Iago (mbreak@gmail.com) é colunista do Webinsider desde 2003. No Twitter é @msant_iago.
6 respostas
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Execelente artigo. Parabéns Marcelo.
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