Sábado, 8/11/2003, na sede da Faculdade Cásper Líbero, teve início o ciclo paulista de workshops, o segundo que os Cursos Webinsider realizam, desta vez contando com o Patrocínio Gold da Conectt.
Foi um prazer reforçar os laços com os leitores habituais e reunir novos amigos. Os primeiros quatro workshops (“Webwriting e Jornalismo Online”, “Webservices”, “Intranets e Portais Corporativos” e “A nova TV”) prosseguem no próximo sábado, quando completam oito horas efetivas para cada curso.
Alinhando com a era do conhecimento
É interessante notar que esse movimento – do digital para o real, da informação para a ação – é o caminho apregoado como urgente e necessário para a era do conhecimento. No mar de dados e informações, é preciso filtrar o que realmente interessa, contextualizar e focar, para que seja possível construir novo conhecimento, compreendido como “capacidade para agir”.
Esse é o maior desafio dos workshops: focar em assuntos e temas de vanguarda, de modo a agregar valor aos participantes. Se conseguirmos ajudar as pessoas neste trabalho de contextualização, contribuindo para que elas possam partir para a ação, então estaremos atingindo nosso maior objetivo. A julgar pelas reações de sábado e pelas avaliações que tivemos no Rio, estamos no caminho certo.
Funcionários de grandes empresas participam do workshop
Todas as empresas e profissionais almejam a mesma coisa: compreender e assimilar novos conhecimentos e técnicas que permitam a elas desempenhar melhor o seu papel, criar e inovar. Este é o perfil dos que procuram os workshops, seja por iniciativa própria, seja por interesse das corporações em contar com colaboradores cada vez mais capacitados.
Não por acaso, contamos com a presença de representantes do ABN Amro Bank, Intelig Telecom, Vivo, Sebrae/SP, Thyssen e Ministério da Saúde, dentre outras. Por sinal, pessoas com excelente nível de conhecimento, que contribuem muito para o enriquecimento dos debates.
Crônica do primeiro dia
Fábio Fernandes focou sua primeira aula nos conceitos de webwriting, mostrando que a produção de conteúdo para a web deve considerar as peculiaridades do meio. Também lembrou que o texto ainda prevalece sobre a imagem na web atual. Dicas, técnicas e visitas a sites para exemplificação complementaram o curso, que contou com vários debates, criando uma interação muito boa e produtiva. Na próxima aula, será a vez de falar sobre jornalismo digital.
Já Sergio Kulpas trouxe uma visão completa da história da TV, desde as invenções que permitiram a criação do aparelho até os primeiros sucessos e fracassos do meio no Brasil. Com isso, está oferecendo uma visão perspectiva que facilitará a compreensão do que vem por aí, como a TV Digital e o t–commerce. No próximo sábado, o futuro estará em foco.
Por falar em passado e futuro, um dos maiores desafios que as empresas enfrentam hoje em dia é conseguir integrar os sistemas legados, antigos, aos novos, web–based. Uma das maiores esperanças neste sentido vem sendo os webservices, tema do workshop de Tarcila Steter. Nem é preciso destacar o quanto estudar o assunto é importante, não?
No meu workshop, procurei demonstrar o quanto é importante compreendermos que intranets e portais corporativos são a melhor infra–estrutura já criada para dar suporte à Gestão do Conhecimento. Sendo assim, partimos de um pouco de teoria sobre o que é conhecimento, como geri–lo e como as intranets podem ajudar neste processo. Logo entramos nas questões práticas, já que outro grande desafio empresarial é fazer as intranets de primeira e segunda gerações avançarem, rumo ao portal corporativo. Foi muito gratificante e rica a troca de experiências, já que tivemos muitos gestores de intranets participando do workshop. Na próxima aula, continuaremos nosso caminho rumo à prática, falando também sobre como conquistar a adesão dos funcionários e da alta direção.
Durante o coffee–break, todos tiveram a oportunidade de interagir e fazer bons contatos, complementando a troca de experiências das aulas.
Próximos workshops: inscrições abertas
Desta vez, ao contrário do formato utilizado no Rio, cada curso está dividido em duas aulas, em sábados seguidos. Com isso, os que começaram no dia 8 serão concluídos no próximo dia 15.
Já no dia 22/11, teremos a segunda rodada, com quatro novos workshops, que serão concluídos no dia 29. São eles:
Sala 1
Analisando os segredos de sites de sucesso, por Marcello Póvoa
Sala 2
Introdução à Gestão do Conhecimento, por Eduardo Lapa
Sala 3
Como ler e interpretar Estatísticas de Acesso, por Virginia Carcavallo
Sala 4
Webdesign: criação, processo e futuro, por Michel Lent Schwartzman
As inscrições já estão abertas e clicando nos links acima você terá acesso a todos os detalhes de cada curso: objetivos, ementa, currículo do instrutor. Também encontrará link para o formulário de inscrição online. Não perca tempo, reserve sua vaga já.
Vale ressaltar que estes quatro workshops já foram realizados no Rio de Janeiro, com excelente aprovação dos participantes – e não poderia ser mesmo diferente, considerando a qualidade dos instrutores. Michel e Póvoa dispensam apresentações. Virginia sabe tudo de Webtrends e CRM – tanto que pilota tudo a esse respeito lá na Globo.com. Lapa, por sua vez, é uma referência nacional quando o assunto é Gestão do Conhecimento.
Outro destaque importante: assinantes da newsletter do Webinsider têm 10% de desconto, bem como os alunos e funcionários da Cásper Líbero e os ex–alunos dos cursos. É possível também efetuar o pagamento em duas vezes – assim, a segunda parcela só cai depois do seu décimo terceiro.
Já as empresas parceiras e as integrantes da Assespro, da Amcham ou da Câmara–e.net ganham 20% ao inscreverem seus funcionários. Aquelas que não estão categoria não ficam de fora: contratando de duas a quatro inscrições, levam 10% de desconto. Colocando cinco ou mais inscrições, pagam 20% menos.
Lembre–se: as vagas são limitadas!
Quem quiser ver todos os detalhes dos oito workshops restantes (iniciaremos outros quatro, além dos citados, no dia 6/12), pode conferir o hotsite do evento. Nos vemos no dia 22!
Webinsider
Artigos de autores diversos.