Cursos ajudam a filtrar o mar de informações

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Ricardo Saldanha

Sábado, 8/11/2003, na sede da Faculdade Cásper Líbero, teve início o ciclo paulista de workshops, o segundo que os Cursos Webinsider realizam, desta vez contando com o Patrocínio Gold da Conectt.

Foi um prazer reforçar os laços com os leitores habituais e reunir novos amigos. Os primeiros quatro workshops (“Webwriting e Jornalismo Online”, “Webservices”, “Intranets e Portais Corporativos” e “A nova TV”) prosseguem no próximo sábado, quando completam oito horas efetivas para cada curso.

Alinhando com a era do conhecimento

É interessante notar que esse movimento – do digital para o real, da informação para a ação – é o caminho apregoado como urgente e necessário para a era do conhecimento. No mar de dados e informações, é preciso filtrar o que realmente interessa, contextualizar e focar, para que seja possível construir novo conhecimento, compreendido como “capacidade para agir”.

Esse é o maior desafio dos workshops: focar em assuntos e temas de vanguarda, de modo a agregar valor aos participantes. Se conseguirmos ajudar as pessoas neste trabalho de contextualização, contribuindo para que elas possam partir para a ação, então estaremos atingindo nosso maior objetivo. A julgar pelas reações de sábado e pelas avaliações que tivemos no Rio, estamos no caminho certo.

Funcionários de grandes empresas participam do workshop

Todas as empresas e profissionais almejam a mesma coisa: compreender e assimilar novos conhecimentos e técnicas que permitam a elas desempenhar melhor o seu papel, criar e inovar. Este é o perfil dos que procuram os workshops, seja por iniciativa própria, seja por interesse das corporações em contar com colaboradores cada vez mais capacitados.

Não por acaso, contamos com a presença de representantes do ABN Amro Bank, Intelig Telecom, Vivo, Sebrae/SP, Thyssen e Ministério da Saúde, dentre outras. Por sinal, pessoas com excelente nível de conhecimento, que contribuem muito para o enriquecimento dos debates.

Crônica do primeiro dia

Fábio Fernandes focou sua primeira aula nos conceitos de webwriting, mostrando que a produção de conteúdo para a web deve considerar as peculiaridades do meio. Também lembrou que o texto ainda prevalece sobre a imagem na web atual. Dicas, técnicas e visitas a sites para exemplificação complementaram o curso, que contou com vários debates, criando uma interação muito boa e produtiva. Na próxima aula, será a vez de falar sobre jornalismo digital.

Sergio Kulpas trouxe uma visão completa da história da TV, desde as invenções que permitiram a criação do aparelho até os primeiros sucessos e fracassos do meio no Brasil. Com isso, está oferecendo uma visão perspectiva que facilitará a compreensão do que vem por aí, como a TV Digital e o t–commerce. No próximo sábado, o futuro estará em foco.

Por falar em passado e futuro, um dos maiores desafios que as empresas enfrentam hoje em dia é conseguir integrar os sistemas legados, antigos, aos novos, web–based. Uma das maiores esperanças neste sentido vem sendo os webservices, tema do workshop de Tarcila Steter. Nem é preciso destacar o quanto estudar o assunto é importante, não?

No meu workshop, procurei demonstrar o quanto é importante compreendermos que intranets e portais corporativos são a melhor infra–estrutura já criada para dar suporte à Gestão do Conhecimento. Sendo assim, partimos de um pouco de teoria sobre o que é conhecimento, como geri–lo e como as intranets podem ajudar neste processo. Logo entramos nas questões práticas, já que outro grande desafio empresarial é fazer as intranets de primeira e segunda gerações avançarem, rumo ao portal corporativo. Foi muito gratificante e rica a troca de experiências, já que tivemos muitos gestores de intranets participando do workshop. Na próxima aula, continuaremos nosso caminho rumo à prática, falando também sobre como conquistar a adesão dos funcionários e da alta direção.

Durante o coffee–break, todos tiveram a oportunidade de interagir e fazer bons contatos, complementando a troca de experiências das aulas.

Próximos workshops: inscrições abertas

Desta vez, ao contrário do formato utilizado no Rio, cada curso está dividido em duas aulas, em sábados seguidos. Com isso, os que começaram no dia 8 serão concluídos no próximo dia 15.

Já no dia 22/11, teremos a segunda rodada, com quatro novos workshops, que serão concluídos no dia 29. São eles:

Sala 1
Analisando os segredos de sites de sucesso, por Marcello Póvoa

Sala 2
Introdução à Gestão do Conhecimento, por Eduardo Lapa

Sala 3
Como ler e interpretar Estatísticas de Acesso, por Virginia Carcavallo

Sala 4
Webdesign: criação, processo e futuro, por Michel Lent Schwartzman

As inscrições já estão abertas e clicando nos links acima você terá acesso a todos os detalhes de cada curso: objetivos, ementa, currículo do instrutor. Também encontrará link para o formulário de inscrição online. Não perca tempo, reserve sua vaga já.

Vale ressaltar que estes quatro workshops já foram realizados no Rio de Janeiro, com excelente aprovação dos participantes – e não poderia ser mesmo diferente, considerando a qualidade dos instrutores. Michel e Póvoa dispensam apresentações. Virginia sabe tudo de Webtrends e CRM – tanto que pilota tudo a esse respeito lá na Globo.com. Lapa, por sua vez, é uma referência nacional quando o assunto é Gestão do Conhecimento.

Outro destaque importante: assinantes da newsletter do Webinsider têm 10% de desconto, bem como os alunos e funcionários da Cásper Líbero e os ex–alunos dos cursos. É possível também efetuar o pagamento em duas vezes – assim, a segunda parcela só cai depois do seu décimo terceiro.

Já as empresas parceiras e as integrantes da Assespro, da Amcham ou da Câmara–e.net ganham 20% ao inscreverem seus funcionários. Aquelas que não estão categoria não ficam de fora: contratando de duas a quatro inscrições, levam 10% de desconto. Colocando cinco ou mais inscrições, pagam 20% menos.

Lembre–se: as vagas são limitadas!

Quem quiser ver todos os detalhes dos oito workshops restantes (iniciaremos outros quatro, além dos citados, no dia 6/12), pode conferir o hotsite do evento. Nos vemos no dia 22!

Avatar de Webinsider

Artigos de autores diversos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *