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Engraçado…

Este título-frase caiu na minha cabeça e não parei mais de pensar nisto. Há um tempo atrás fui literalmente “cobaia” de umas amigas que trabalhavam com moda e estavam abrindo um negócio muito bacana de Consultoria de Estilo e Marketing Pessoal.

Estilo? Consultoria? MKT Pessoal?

Nunca gostei nada disso… sempre olhei para esta roupagem marketeira e americanizada de tudo com olhos avessos, mas…

Trabalhamos com comunicação, com propaganda e com o mais tradicional dos marketings que existe, que é o dos nossos grandes clientes!

Com clientes locais e menores a gente até consegue ser mais criativo, inovador, ousado e não precisa ficar preso a tantas regras, não? Mas com todas as policies que regem a comunicação das grandes… no way chance!

Enfim, este preâmbulo é para falar de algo que infelizmente temos que fazer e refazer todos os dias: vender nossos produtos, nossos serviços, nosso discurso.

O que está em jogo nisto tudo é que estamos sempre vendendo nós mesmos! E esta acho que é a grande diferença dos bons atendimentos! Ser um excelente vendedor de si mesmo.

Porque de novo – e se vocês tiverem lido o texto Toda demanda é demanda de amor (ao lado) lembrarão do conceito de transferência – ser vendedor de si mesmo é transmitir algo, uma idéia, uma imagem de si que reflita, por associação, que aquele discurso, teoria, plano, produto, idéia apresentado como objeto a ser “consumido” é tudo que o outro deseja e demanda.

No campo das relações afetivas atendimento–cliente isto é muito delicado.

Quem vende bem não vende o que quer vender. Vende o que sabe que o outro deve desejar comprar.

E para que isto se dê, o atendimento deve se colocar como um campo neutro de desejo. E servir como campo de projeção para o que o outro deseja é ainda mais importante!

Então, partindo disto, o que fica é que o atendimento que sabe se vender bem sabe “ler” no seu cliente o que ele deseja e sabe entregar.

Como uma mulher seduz um homem? Ou como um homem seduz uma mulher?

Lembro de uma palestra que fiz onde falei de ações nos pontos de venda online. Comparei a necessidade de ações de intervenções alternadamente sutis e radicais para atrair gradativamente o consumidor para seu produto à conquista amorosa.

Há que se fazer muitos chamegos, ir dando para aquele que desejamos conquistar um pouquinho todos os dias daquilo que vamos descobrindo que ele deseja, almeja…

Olhares, pequenos gestos, frases certas, presentinhos e … de repente um beijo bem roubado é tudo!

Mas, a conquista, a gente sabe, é a parte mais fácil da história toda. O problema mesmo começa no “… e foram felizes para sempre…” que é onde o bicho pega! E esta é a parte mais delicada e importante do trabalho de um bom atendimento. Ser New Business é fácil…

O difícil é o chato, penoso, pesado dia–a–dia. É como um casamento. Mesmo.

Há que se cuidar diariamente de tudo que envolve a relação. Detalhes ínfimos, pequenos gestos, cuidados, escuta na hora certa, paciência e contar até 1000 muitas e muitas vezes.

E aqui, voltando ao início deste texto, entra a tal da consultoria de imagem, de estilo, seu MKT pessoal, pois como fazemos, cuidamos e nos entregamos ao cliente faz toda a diferença!

Eu falo sempre no final dos meus textos que para lidar com pessoas, para ser um bom atendimento, seria ideal que todos tivessem a oportunidade de ter passado por um processo analítico, psicoterápico, de auto–conhecimento, enfim.

Este um dos grandes instrumentos que temos de aperfeiçoamento profissional nesta nossa área! Faz toda a diferença em nosso MKT pessoal! Em uma entrevista, se o candidato fez, faz ou tem desejo de fazer análise então… mil pontos!

O auto–conhecimento nos leva a criar um estilo próprio, uma base sólida e esta é a sustentação do que transmitimos aos outros. Nosso estilo pessoal de vestimenta, o que lemos, ouvimos e apreciamos…

Lembrei das minhas amigas no início deste texto porque o que mais me marcou na experiência de ter uma consultoria de estilo e de MKT pessoal foi perceber que tem inúmeros detalhes que temos que cuidar sempre em nossa imagem profissional, mais ainda a de Atendimento.

Mas esta imagem não se constrói de fatos , dicas de como se vestir bem, falar bem, ser “etiquetado”. Se isto tudo não vier de dentro… de um estilo e força pessoal construído… morremos sempre na areia e acabamos com uma lista de divórcios tristes.

Acredito muito que estas minhas “falações” e dicas, que sei que parecem muitas vezes falar do óbvio, aos pouquinhos vão levando a algum lugar.

Tanto acredito que resolvi mudar de vida e até estou elaborando um curso, a pedido de um cliente, sobre “Psicologia e Psicanálise para áreas de Atendimento a clientes”. Vamos ver…[Webinsider]

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Avatar de Ana Clara Cenamo

Ana Clara Cenamo fundadora e produtora executiva da Spanda Produtora.

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5 respostas

  1. ola
    gosto muito de moda e de me relacionar com outas pessoas e gostaria muito de estudar uma profiçao que eu gosto o que voce acha
    desde ja muito obrigado

  2. Gostei muito deste artigo.Usa uma linguagem direta e clara.Vou incluir no meu clipping pois estou montando uma Consultoria de imagem e de marcas e pretendo dar assessoria desde o atendimento,cartão de visita à apresentação pessoal do profissional.
    Ana,mais para frente podemos trocar idéias,sua experiência sem dúvida será muito enriquecedora.
    Trabalhei como redatora em agência de publicidade há mais de 10 anos e agora volto para a área de comunicação.
    Adriana

  3. José Luiz,

    Sobre Atendimento existem poucas coisas…eu mesma tenho dificuldade em descobrir,pois o que existe é mais na linha de Gestão de Negócios,RH, etc. Faltam no mercado profissionais de atendimento que se dediquem a escrever sobre suas práticas e isto é uma pena, pois acredito piamente que grande parte do sucesso de um negócio reside em um bom, efetivo, cuidadoso, transparente e verdadeiro relacionamento entre cliente e atendimento. Porque quando há esta sinergia ganha o cliente e ganha o fornecedor, pois esta é a base para um trabalho mais profundo e mesmo estratégico, ao menos na áre de comunicação… é o que penso. Se você encontrar algo mais, me diga!
    Abs,
    Ana

  4. Muito bom…. não…. ÓTIMO!!!!!!

    Parabéns pelo pelo artigo, com uma linguagem fácil e rico em conteúdo.

    Gostaria de receber artigos e comentários sobre atendimento ao cliente.

    Grato!

    Jose Luiz

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