Quando falamos de uma campanha, estamos falando de um conjunto de ações coordenadas, por um tempo determinado, para se alcançar um objetivo. Simples assim, seja para sua empresa, produto, político ou para síndico do prédio. Não invente, não complique.
Quando o assunto é web, continuamos com o mesmo conceito: precisamos saber por que vamos fazer, como vamos fazer e por quanto tempo. Continua simples, certo? Acredite, com mais de uma década atuando no mercado web nacional, prêmios por aqui (Brasil) e outros lá (UK, Alemanha ou Coreia), o que mais você encontra são promessas, correrias e muito pouco de planejamento, ações sincronizadas e números significantes no final.
Para ajudar você, sua empresa, seu cliente ou mesmo na vida profissional, vou cortar um pouco o marquetês (dialeto embelezador) por uma década de experiência dentro e fora do Brasil no melhor estilo keep simple.
Então, vamos fazer uma campanha digital?
Qual a sua campanha?
Para iniciar, vamos entender o que você é e o que quer, certo? Me responda em 3 ou 4 palavras: qual é o seu negócio? (ou como ele gera dimdim).
Apenas isso. Sabendo a resposta, você conhece seu público, sabe qual mercado e então pode descrever o que quer para o ano, quanto pode ou pretende investir e o que espera conquistar.
Sim, você sempre precisa saber o quanto vai investir para saber o quanto quer ganhar. Apenas lembre que você tem concorrentes e nesse momento eles estão fazendo o mesmo.
Ok! Entendido o que quer, quanto investir e o que pretende conquistar, vamos para nossa campanha. Uma campanha digital, como falamos, compreende um conjunto de ações coordenadas.
Para facilitar esse entendimento, vamos separar nossas ações em três tipos: desejo (ou ações para gerar interesse), experiência da marca (o que você oferecemos ao público visitante) e relacionamento (tudo aquilo que fazemos para manter o público interessado).
Vamos lá, para repetir o mantra: desejo-experiência-relacionamento. Simples?
Definidos o negócio, mercado, objetivo e verba, sabendo que você precisa de ações para criar desejo, experiência de marca e relacionamento, agora é remangar a camisa e exigir da sua agência uma estratégia bacana, com ações coerentes que mostrem como tudo vai chegar ao objetivo.
Pense em um ano inteiro de trabalho, investimento – ações – resultado. Entendidos? Então vamos à prática.
1. Como criar desejo?
Uma campanha digital envolve um ciclo continuado de ações, que inicia sempre por criar desejo, ou seja, tudo aquilo que você faz para promover ou divulgar. Por exemplo, quando você coloca uma roupa legal para sair com seus amigos (embalagem), se apresenta a uma nova pessoa (anúncio) ou mesmo quando pede para sua amiga falar de você para aquela menina (buzz marketing). No mundo digital, essas ações são, por exemplo, o site ou um blog da empresa, as redes sociais, o posicionamento no Google, e por aí vai.
2. Qual a experiência de marca?
Continuando o clico de ações, experiência de marca é tudo aquilo que você oferece ao seu cliente para interagir com sua marca, seu produto. Por exemplo, naquele mesmo bar, imagine que sua amiga te apresentou, fez um ótimo buzz e gerou interesse. Então lá vai você para uma conversa, paquera, beijo me liga. Seja lá o que você fez, qual foi a experiência desse contato? Positiva, negativa, rolou um telefone? Qual notinha você ganhou?
No mundo web, experiência de marca é tudo que você oferece ao usuário para que ele possa interagir, seja um site diferenciado, game divertido, aplicativo para o celular ou mesmo loja virtual. Interagiu com a marca, anote como experiência.
3. E o relacionamento?
Se você criou desejo e garantiu uma boa experiência, relacionamento é tudo que você faz para manter a porta aberta para mais ações de criar desejo e, assim, gerar seu ciclo de interação com cliente. Seja com criar desejo-experiência-relacionamento, ou divulgação-venda-pós-venda, ou ainda, um oi-telefone-jantar, relacionamento envolve conhecer o cliente, ter um canal criado e manter o contato ativo.
Em nossa campanha web você tem várias opções para relacionamento, seja um blog com conteúdo relevante para o seu cliente, um Twitter divertido, mail marketing interessante ou mesmo sua página no Facebook. Independente das opções que você escolher, o importante é ter um canal aberto com o cliente para novas ações de desejo e experiência.
Prontinho! Se você seguiu a receita, agora deve ao menos saber qual o seu negócio, verba que pode investir, o que pretende alcançar e no mínimo, 5 ações para criar desejo, experiência de marca e relacionamento, você está começando a falar de campanha digital, planejamento anual, verba, ROI… Enfim, seja bem-vindo.
Obs: Se você entendeu os 3 conceitos de criar desejo, experiência e relacionamento, você acaba de ter uma aulinha de branding. Com essa aulinha, veja seu site ou projeto digital nessas 3 fases e em cada uma, anote e analise as ações. Você vai se surpreender como vai ser simples saber se a menina do bar está sabendo que você existe, se ela teve uma boa experiência e claro, se você mantém um relacionamento continuado.
Para dúvidas, novas ideias e sugestões, aguardo o seu comentário. =) [Webinsider]
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Iuri Brito
Iuri Brito, o @GoUp no Twitter, é publicitário, mestre em planejamento, fundador da agência digital prumos.com e prêmio Talento Empreendedor. Hiperativo, vive hoje em New York e São Paulo.
3 respostas
OQUE E SOLIEDARIEDADE? E UM ATO DE SER O QUE VC E E TENTAR AJUDAR OS OUTROS
Muito boa as comparações Iuri, hoje vejo muitas empresas vendendo falsos brandings, ou um “que seu dinheiro pode pagar.” Como trabalho no interior, isso é bem comum, quase não existe campanhas e sim serviços separados, chega quase ser um caos, e o pior mesmo é ter que dançar no mesmo ritmo, ou pelo menos aceitar esse ritmo.
Olá IURI,
E para planejamento do Terceiro Setor, como manter o relacionamento com a entidade pelo digital?