Bill Gates anunciou recentemente que a Microsoft vai transformar os computadores pessoais em centros de entretenimento doméstico, e isso será possível com a criação de um sistema, a ser lançado ainda em 2004, que permitirá que os televisores toquem música e vídeos armazenados no computador. O plano da Microsoft é permitir ao computador controlar todos os outros aparelhos, como a TV, o vídeo e o sistema de som.
O anúncio feito pelo dono da empresa de maior influência sobre a tecnologia no mundo talvez seja suficiente para demonstrar a realidade sobre a convergência entre TV e computador. Com isso podemos imaginar o impacto dessas novas tecnologias no marketing e na publicidade.
Mas podemos também recorrer ao anúncio da gigante da fotografia Kodak, que divulgou planos de suspender a venda de câmeras tradicionais na América do Norte e na Europa para se concentrar na venda de modelos digitais (a coqueluche em vendas no último Natal). Ou então a novidade dos novos aparelhos de celular que tiram fotos e produzem vídeos, e os enviam por e–mail. As novas gerações de celulares estarão cada vez mais parecidos a um computador portátil. Nessa onda digital começa a crescer o uso dos handhelds, com novos modelos que integram telefone celular e câmeras digitais, onde é possível navegar na internet sem fio.
Todas essas novas tecnologias estão conectadas direta ou indiretamente à internet e começam a exercer uma importante influência em nosso cotidiano, pelo estímulo de novos comportamentos e hábitos moldados por forças que aqui defino como:
Instantaneidade. A tecnologia acelera o ritmo de nossas vidas. Os ciclos de mudança estão cada vez mais curtos. O imediatismo está cada vez mais presente em tudo que fazemos, e por isso estamos a cada dia mais online.
Interatividade. As novas tecnologias estão mudando o padrão de comunicação em mão única (broadcast), que está sendo substituída pela comunicação em mão dupla ou descentralizada através de multicanais em rede.
Informação. A informação é abundante, disponível e constante. Estamos consumindo muito mais informação pela necessidade ou desejo de estar bem informado.
Identidade. As novas tecnologias cada vez mais permitem aos usuários exercitar o ato de personalizar e customizar e possibilitam a busca pela diferenciação pessoal e o registro da própria identidade.
Através da internet podemos perceber que essas quatro forças estão cada vez mais presentes em nossas vidas. Compreender a dinâmica dessas forças e o seu impacto sobre o consumo, socialização e estilo de vida é o grande desafio para o pessoal de marketing e publicidade, pois a internet é o embrião do principal veículo de comunicação do futuro: a TV Digital, que será muito diferente da TV que conhecemos.
A tecnologia digital permitirá a criação de uma televisão com programação não linear, amplamente segmentada por uma infinidade de canais, com conteúdo navegável, onde o telespectador poderá escolher o que deseja assistir quando e como quiser, permitirá interatividade com o conteúdo e com outros telespectadores, e possibilitará acesso a serviços e compras eletrônicas (todas essas coisas que já estão ocorrendo na internet).
A transição do modelo de TV do século XX para o modelo digital do futuro já está em curso. Seu nascimento começa na internet, passa pela integração entre o computador e a TV até chegar em dispositivos remotos em rede como celulares, handhelds, e depois carros, geladeiras ou qualquer dispositivo eletrônico. [Webinsider]
.
Gilber Machado
<strong>Gilber Machado</strong> (gilber@e-brand.com.br) é diretor executivo da <strong><a href="http://www.e-brand.com.br" rel="externo">e-brand</a></strong> e consultor de inovação da <strong><a href="http://www.inbate.com.br/" rel="externo">InBate</a></strong>.