O e-mail marketing é um canal de vendas singular e tem um ROI altíssimo pela simples razão de ser baseado em permissão. Por isso, o claro e manifesto desejo de receber a comunicação da sua loja virtual por e-mail deve ser preservado, deve-se fugir da tentação de adquirir base. Contudo, a construção de uma grande base opt-in não é fácil. Requer tempo, dedicação e estratégia.
Seguem então cinco dicas de como aumentar sua base opt-in.
1. Destaque o local da captação
Muitos varejistas online colocam o box de captação de e-mail nos rodapés das suas páginas. Sabemos: conquistar o e-mail é ouro para um player de comércio eletrônico, então, o box de inscrição deve constar pelo menos uma vez antes do primeiro pagedown da sua página, deve ser extremamente fácil de encontrar.
Além disso, trabalhe com redundância e permita que seus clientes se inscrevam em diversas páginas do site, sobretudo as mais visitadas.
2. Destaque os benefícios
Seja persuasivo! Dê ao seu cliente boas razões para ele fornecer o e-mail. Ofereça benefícios como um desconto ou frete grátis na primeira compra, além de promoções exclusivas ou informações privilegiadas.
Tratar seu cliente como VIP é uma estratégia inteligente e dá a ele um motivo não só para se inscrever, como também para manter-se recebendo e, sobretudo, clicando em seu e-mail marketing ao longo do tempo.
Veja abaixo como as lojas WOMAN WITHIN e BLAIR.com captam seus e-mails logo no topo e destacam seus benefícios.
Para quem ainda não sabe, ambas as lojas são TOP 10 mundial em conversão em suas lojas virtuais. Obtêm 22,4% e 20,5% neste indicador, respectivamente, enquanto a média brasileira é de 1,5% a 2%.
Cito também uma loja brasileira que trabalha muito bem a estratégia de captar o e-mail antes da primeira rolagem em sua página, com um benefício sempre em destaque.
E, como nem tudo são flores, temos a seguir uma loja que deixa a captação praticamente no rodapé, sem destaque algum.
3. Evite cadastros longos
Ao planejar o formulário de cadastro, capte apenas informações imprescindíveis. Evite a distração, porque os e-consumidores são impacientes e certamente vão abandonar um processo longo. Em alguns casos, algumas informações são realmente muito importantes para a sua estratégia, como a segmentação de cadastros por exemplo. Deste modo, uma boa estratégia é criar um processo de duas etapas.
A primeira etapa, com a qual captamos as informações imprescindíveis e uma etapa avançada, quando os clientes são convidados a preencher informações adicionais.
4. Promova promoções e concursos culturais
Faça de tempos em tempos promoções e concursos para aumentar sua base. Aqui vale a criatividade da equipe de marketing. Apenas não se esqueça do objetivo: captar e-mail opt-in.
Crie a campanha, seja criativo, mas não se esqueça do Call do Action da Ação. Destaque de maneira sutil a ação que você espera: o cliente fornecer o e-mail. Não deixe essa informação se perder no meio do conteúdo.
5. Use um e-mail de boas vindas
Seja humano. Mostre ao seu cliente que a sua loja virtual não é gerenciada por máquinas e sim por pessoas.
Não envie um e-mail frio, com layout de mensagem automática. Surpreenda seu cliente! Encante-o! Apresente os benefícios de comprar na sua loja e o quanto você se interessa por ele. Um e-mail de boas-vindas bem planejado e executado tem uma taxa de abertura e clique muito alta.
Divulgue conteúdo e ofertas realmente atraentes. Agrade-o com um benefício realmente decisivo que o faça realizar a primeira compra. O ideal é: enviar o e-mail imediatamente após o cadastro. [Webinsider]
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Luiz Dias
Luiz Dias (luiz@gerentedeecommerce.com.br) é autor do website GerenteDeEcommerce.com.br, gerente geral de e-commerce da Connect Parts, professor do curso de formação de Gerente de E-Commerce e Gestão em Marketing Digital da Internet Innovation e é consultor de e-commerce e marketing digital.
Uma resposta
Nem sempre visualizando o site como um todo temos essa visão de prospectar novos contatos.
Muito boa a matéraia.Ajudou muito.