Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

O Brasil acaba de conquistar 23 leões no festival de Cannes, edição 2004. VINTE E TRÊS troféus. Melhor: ficou em primeiro lugar na competição. Melhor: ultrapassou de longe os prêmios que o país levou em Press & Pôster, tradicionalmente onde nos saímos bem e chamou a atenção do mercado publicitário de uma forma inesperada. Melhor: as 23 peças foram conquistadas por dez empresas diferentes!

O Brasil vem ultrapassando os Estados Unidos em tempo de navegação mensal. Segundo o Ibope/NetRatings, em abril os brasileiros já navegavam praticamente o mesmo que os americanos. Em maio devem passar.

O Brasil vai ‘dominando’ as novas coqueluches da web. Temos 201 mil fotologs cadastrados no Fotolog.net, contra cerca de 10 mil americanos, o segundo lugar. No Orkut, a nova grande febre, já somos 33,61% dos usuários do sistema, contra 28,18% dos americanos, novamente em segundo lugar. Isso levando em consideração que no Brasil temos cerca de 20 milhões de usuários online, contra mais de 60% da população americana que está conectada.

Não pára ai.

A Tok&Stok acaba de investir 4 milhões em seu projeto de loja online. A Consul gastou mais de 1 milhão em seu último site. Os números de investimento em publicidade online apontam crescimento em todos os mercados. O primeiro trimestre de 2004 já é o maior em investimento mundial de publicidade online da história. Os maiores anunciantes? As empresas tradicionais. O investimento supera a época das .com.

Falando em pontocom, o Google já é a marca mais valiosa do planeta, antes de lançar suas ações na Nasdaq. Dizem que vai revolucionar tudo de novo e brigar com a Microsoft.

Em todos os cantos, sinais de recuperação. Sinais da realidade que, silenciosamente, estacionaram no nosso mercado nos últimos tempos.

Todo mundo quieto. Ninguém fala nada. Parece ainda reflexo de uma época onde falou–se demais e muito pouco se fez. Trauma do ‘muito barulho por nada?’ Compreensível até.

A ressaca da bolha foi uma deprê. Tombo grande que fez a turma se resguardar nos anos seguintes. Baixar a cabeça e trabalhar. Mostrar serviço, falar pouco e fazer mais.

Pois aí estamos. Aqui chegamos. Os resultados aparecendo, o mundo se mexendo. A ressaca curada. Tá na hora de acordar. Levantar, sacudir a poeira e voltar para o mundo.

A internet forte e mais firme do que nunca. Negócios, empresas, profissionais, anunciantes, investimentos, produtos, uso em ritmo crescente, batendo recordes todos os dias.

Estamos chegando novamente no ápice e ainda podemos tranqüilamente considerar que estamos no pé da montanha. No começo do começo da sua longuíssima estrada, que vai continuar a revolucionar o planeta e vai levar a gente para lugares que ainda nem sonhamos.

Então, vam’bora gente. Vamos celebrar, vamos vibrar, vamos trabalhar. Vamos nos dar ao direito de nos sentir novamente na ponta da lança de uma revolução. Entender que ao fazer cada site, cada hotsite, cada intranet, cada banner, estamos fazendo um pedacinho dessa nova história, desse novo mundo. Vamos lá criar Orkuts, Fotologs, o que for. Hoje, mais do que nunca, é o momento para as grandes idéias, em um mercado maduro, estável, com usuários de verdade e modelos de receita sustentáveis.

Acorda Maria Bonita! Levanta, vamos fazer o café? [Webinsider]

……………………………………………………
O curso Planejamento de Projetos Web oferece 10% de desconto aos leitores do Webinsider. Confira!
……………………………………………………

Avatar de Michel Lent Schwartzman

Michel Lent Schwartzman (michel@lent.com.br) é um empreendedor serial e especialista em marcas e negócios digitais, com sólida experiência em acompanhar carreiras e aconselhar empresas. Pioneiro na indústria digital, é formado em Desenho Industrial pela PUC-Rio e mestre pela New York University. Ao longo de quase 30 anos, fundou e dirigiu agências e atuou como CMO em grandes fintechs, além de prestar consultoria para diversas empresas globais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *