Para fazer bonito no festival de Cannes 2005

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Cezar Calligaris



O Brasil foi o campeão na categoria Cyber Lions, com vinte e três leões conquistados por dez empresas diferentes. Melhor impossível.

Mas, assim como nos ensinam os esportes, quando se ganha uma competição é preciso pensar na próxima. Apesar da supremacia brasileira, depois de tantas comemorações é preciso colocar o pé no chão e ver realmente quantos centímetros, metros ou quilômetros estamos à frente de nossos concorrentes.

Assim como nas outras categorias do festival, no campo das idéias o Brasil é campeão absoluto. É o famoso “fazer muito com o pouco que se tem”. Imagine uma corrida em que todos os pilotos usam os mesmos carros – o mesmo chassi, o mesmo motor, os mesmos pneus. Vence aquele que realmente é o melhor piloto. Na internet existem condições em que as restrições técnicas (Kbytes, softwares e formatos) igualam as condições de competitividade. É o caso das campanhas online, em que o Brasil foi disparado o melhor. O modo de pensar não convencional dos brasileiros (que os espanhóis demonstraram também ter) está a quilômetros de distância do pensamento lógico de outros competidores.

A história muda, porém, quando se fala em produção. Passando de campanhas para sites, o Brasil levou um show e precisa correr para recuperar o atraso. A diferença na qualidade dos sites premiados é visível e indiscutível.

Os sites de carros, que já se destacaram com BMW e Volvo em edições anteriores, voltaram a mostrar sua força. Em 2004 apresentam recursos de vídeo e produção que dificilmente empresas brasileiras teriam condições de alcançar, tanto técnica quanto financeiramente.

A ameaça à supremacia brasileira é a evolução técnica natural das campanhas online, que se tornam cada vez mais filmes interativos. À medida que a produção começa a dificultar a viabilização das idéias geniais brasileiras, corremos o risco de perder a liderança, como ocorre na categoria Filmes.

No campo técnico, há muitas lições a serem aprendidas e muito trabalho a ser feito, principalmente em relação ao uso de vídeo e som em sites e campanhas. No campo filosófico, devemos lembrar que no Brasil a maioria das pessoas ainda usa a conexão discada e torna o uso de som e vídeo muito difícil. Boa sorte a todos em Cannes 2005. [Webinsider]

…………………………………………………………………………………..
O curso Gerenciamento de Projetos Web oferece 10% de desconto aos leitores do Webinsider. Confira!
…………………………………………………………………………………..

Avatar de Webinsider

Artigos de autores diversos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *