CRM na vida pessoal: já pensou seguir as regras do CRM na sua carreira e sua vida pessoal? Foco no cliente, comunicação eficaz, feedback e ação.
Publicado originalmente em 2004
CRM (customer relationship management, ou gestão do relacionamento com o cliente) é uma metodologia utilizada pelas empresas para a gestão do relacionamento com o cliente e do ciclo de vendas como um todo.
Um dos enfoques do CRM é a classificação do tipo de cliente o qual atendemos.
Cliente interno é a pessoa ou departamento que utiliza nossos serviços ou conhecimentos como meio ou fim para atingir objetivos.
Cliente externo é um usuário de nossos serviços ou conhecimentos que está em uma outra organização ou segmento do mercado.
Seja externo ou interno, devemos sempre nos lembrar que, acima de tudo, um cliente é a razão de ser da remuneração que recebemos para desempenhar nossas atividades ou empregar nossos conhecimentos.
Nenhum cliente paga por serviços ou produtos de segunda categoria, ou prestados de má vontade.
A metodologia do CRM, criada para empresas, pode ser uma inspiração também para as pessoas no dia–a–dia. Atendemos “clientes” internos (esposo, esposa, filhos, pais, família…) ou externos (amigos, colegas de trabalho, chefias….). Neste caso, a venda não é de um trabalho remunerado, mas de sua imagem pessoal e da qualidade dos relacionamentos que você cultiva.
A título de exercício, considere algumas sugestões sobre como utilizar o conceito de CRM na sua vida pessoal de maneira objetiva:
Foco no cliente. Tenha o foco nos clientes internos e externos do seu dia–a–dia e procure entender que tipo de atendimento ou necessidades buscam junto a você (atenção para os filhos, segurança para a esposa, solidariedade para os amigos, responsabilidade para a organização na qual o profissional atua….).
Comunicação eficaz. Um dos fatores de sucesso de qualquer relacionamento que envolva mais de duas pessoas é justamente a comunicação eficaz, capaz de eliminar mal entendidos, alinhar objetivos e comunicar os resultados obtidos.
Feedback e ação. Ao receber o feedback de qualquer um de seus clientes internos, além de ouvir e procurar entender as críticas ou elogios, a ação se faz necessária. Você deve prosseguir com os pontos positivos e corrigir os pontos negativos, pois ninguém gosta de efetuar um comentário (positivo ou negativo) sem que nenhuma mudança ou evolução seja demonstrada nos serviços recebidos e percebidos. Boa sorte e sucesso. [Webinsider]
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José Amancio
José Luis Amâncio (financeir@globo.com) é economista, com especialização em comércio eletrônico, planejamento empresarial e logística, Coach e Lider Coach.