Os três itens principais do documento de resultados

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No texto anterior falamos um pouco sobre a diferença entre dados e informações e como é importante a análise em seu relatório. Ou seja, não é apenas montar um documento cheio de números e gráficos, mas entender a razão daqueles dados e como eles afetam a presença e o negócio do cliente.

Agora vamos abordar as três divisões básicas essenciais em um documento de resultados. São elas:

  • apresentação de dados
  • análise
  • estratégias a serem adotadas

A apresentação de dados consiste em monitorar as principais métricas que afetam o negócio do cliente, que podem ser a quantidade de conversões, os acessos, o engajamento, os seguidores ou outras.

Use uma boa ferramenta de monitoramento, que seja o Analytics no caso de informações das páginas, ou outras no caso das redes sociais.

Estas ferramentas irão fornecer os principais resultados de sua ação (que seja uma campanha, um post ou outra ação). Mas só os números não servem de muita coisa para os clientes.

A análise consiste basicamente em cruzar todos os dados e transformá-los em alguma informação relevante para o cliente.

Esta área de inteligência digital é uma das que mais crescem no mercado. Com esta quantidade gigante de dados gerados todos os dias, se destacam aqueles que conseguem olhar por detrás desta muralha e enxergar alguma oportunidade de negócio que realmente converta em resultados.

Cruzar as variáveis da dashboard do Analytics pode gerar resultados superficiais. É preciso cruzar com outras ferramentas, estatísticas de dados passados, informações do negócio e aplicar um pouco do conhecimento e experiência do profissional.

Estratégias a serem adotadas é a parte final do documento, onde todos os insights encontrados são convertidos em ações para o próximo período da campanha digital.

Por exemplo: analisando os dados foi possível descobrir que apenas os usuários do Twitter da marca têm uma relação positiva a informações sobre um determinado produto, enquanto no Facebook os usuários não gostam nem de ouvir falar sobre o mesmo.

Aprofundando ainda mais sua análise, você descobriu que a faixa de idade no seu perfil de Twitter é mais jovem do que no Facebook e que a forma de comunicação utilizada pela agência atualmente não está agradando nenhum destes grupos.

Assim, você irá apresentar ao seu cliente estes dados e sugerir uma mudança na forma de falar nos perfis sociais, gerando conteúdo jovem no Twitter e um conteúdo com um tom mais maduro no Facebook. E mesmo assim nos próximos períodos o monitoramento continua, pois estas variáveis podem mudar, pedindo uma nova alteração na estratégia.

Isto não é fácil, mas é o papel básico de qualquer planejamento ou estrategista digital.

Encontrar as variáveis que melhor convertem na presença online e sugerir ao cliente e equipe que estas sejam colocadas em prática.

No próximo texto vamos ver algumas das principais métricas para negócio B2B e B2C para aplicar em seus documentos. [Webinsider]
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Avatar de Raphael Lacerda

Raphael Lacerda (raphael@mercadobinario.com.br) é sócio na empresa Mercado Binário, agência de automação e leads de venda

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2 respostas

  1. principais atividades : desenvolvimento de estrategias para atingir os objetivos, acompanhar resultados e gest

  2. O post chama a atenção para uma atividade fundamental para qualquer atividade profissional, principalmente para quem trabalha com prestação de serviços. A apresentação dos dados é importante para pontuar a evolução/status de um trabalho, mas quando transformamos esses dados em informação estratégica – efetivamente estamos entregando valor!

    Abrs,

    Fernando Rêgo

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