Projetando com o design de informação

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Design de informação é a área de competência que organiza os diversos elementos de uma interface, criando um apoio lógico de funcionamento para a interação do usuário, tendo um sentido e sincronismo eficaz.

Esta arte de organização acaba por se confundir com algumas áreas do conhecimento como design de interação e design de interface, que possuem algumas características diferentes do design de informação.

Para deixar bem claro as responsabilidades de cada uma das áreas vamos estudar seus significados.

O design de interação trabalha com os elementos interativos da interface, utilizando de padrões e técnicas comuns entre os usuários.

O design de interface envolve os projetistas de sites, aplicativos, jogos e outras tecnologias que dependem de uma interação humano computador. Os projetistas são responsáveis por criar interfaces amigáveis e com elementos de interação já projetados pelo design de interação.

Mas e o design de informação? Por conseqüência, ele deve estar em tudo. Através do design de informação são criadas adequações visuais para toda a informação que será disponibilizada.

São diversas medidas a serem pensadas na hora de desenvolver uma estrutura que será compreendida pelo público que utilizará aquela interface.

Espaços da informação

  • Divisão adequada
  • Localização e posicionamento de menus
  • Localização de caixas de interação
  • Localização de caixas de busca
  • Localização do logotipo
  • Áreas de propagandas
  • Áreas de formulários

Formato de tela

  • Utilização do espaço útil da tela
  • Escolha de resoluções e soluções para tipos diferentes

Design patterns

  • Cores permitidas
  • Cores institucionais
  • Uso do logo
  • Uso de formas e temas
  • Uso e equilíbrio de fontes
  • Uso de headers e chamadas
  • Padrão de menu
  • Padrão de botão
  • Padrão de hiperlinks
  • Padrão de Janelas e tabs
  • Padrão de hot sites e co-branded

Utilização das leis da Gestalt

  • Adequação à psicologia Gestalt
  • Lei da proximidade
  • Lei da similaridade
  • Lei da pregnância da forma
  • Lei da simetria
  • Lei da conclusão

Concluímos que projetos que utilizam todos os artefatos para o design de informação melhoram a usabilidade dos elementos dispostos na tela. E também interferem na gestão da marca, melhorando seu posicionamento e identidade deixando suas interfaces legíveis e bem estruturadas. [Webinsider]
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Avatar de Robson Moulin

Robson Moulin (@RobsonMoulin) é Designer de Interação pós-graduado em Arquitetura de Informação. Trabalha com internet desde 2002 e mantém o Design Interativo.

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