É fato: aumentou muito o número de reclamações das pessoas sobre a falta de tempo para aproveitar a vida, a família e até aquele momento especial para aproveitar consigo mesmo. E, infelizmente, a tendência mostra que tudo deve piorar se nada for feito.
Mas, temos salvação neste universo doido, no qual a humanidade luta contra o relógio?
Bom, aparentemente sim. Existem algumas empresas que começaram a avaliar esta questão e estão tentando chamar a atenção da sociedade para este tema. Essas organizações notaram o caos moderno e querem mostrar a todos que a vida é única e precisamos aproveitá-la.
Dentre elas, há uma empresa de telefonia tailandesa que vai contra seu próprio produto para ajudar as pessoas a parar um pouco. O seu intuito é mudar a visão da humanidade e mostrar que é possível aproveitar pequenos momentos essenciais e aumentar a interação com outras pessoas. O vídeo abaixo apresenta um pouco dessa ideia, abordada na propaganda da organização oriental:
Viver melhor para produzir com mais qualidade
Outro setor extremamente voltado para essa questão de usufruir o melhor da vida, ou seja, aproveitar esse breve espaço de tempo que temos na Terra é o de marketing de experiências. O conceito visa recuperar um pouco do passado no qual as pessoas estavam mais conectadas umas com as outras e buscavam algo mais, além do trabalho: elas queriam conhecer e vivenciar. Queriam experimentar.
Entretanto, a humanidade consegue parar e prestar atenção no momento? Esse sopro na brasa dado pelas empresas levantará a chama da qualidade de vida?
Não adianta algumas organizações, responsáveis e preocupadas socialmente, tentarem fazer tudo sozinhas. Com duas madeiras não se faz uma canoa, portanto mais companhias, o governo e ONGs deveriam se envolver nesta questão.
Agora pergunto: quem não se imaginou largando o celular, como naquela propaganda e aproveitando o momento? Ao mesmo tempo, ao pegar o celular e pensar em desligá-lo vem aquela sensação de “perder algo importante”. Essa sensação é decorrente da dependência destes aparelhos. E agora?
A sociedade precisa de um susto para fazer uma análise das suas ações. Averiguar se vivemos da forma que queremos ou apenas seguindo o fluxo. Está mais do que na hora de curtir nosso mundo maravilhoso.
Vamos desconectar da loucura do dia-a-dia e se conectar nessas experiências que fazem a vida, literalmente, valer ser vivida. [Webinsider]
Jorge Nahas
Jorge Nahas é CEO da empresa O Melhor da Vida, empresa pioneira em marketing de experiência do Brasil.