Grandes mudanças ocorridas na sociedade, na economia e na tecnologia produziram mudanças também no pensamento dentro das empresas.
Além do investimento em tecnologia e equipamentos, grandes e médias corporações investem também na qualificação do seu pessoal, do qual exigem conhecimentos e responsabilidade.
Softwares de gestão de conhecimento e conteúdo são sistemas capazes de reunir as informações necessárias dentro de uma organização em um único repositório, para que sejam acessadas por todos os funcionários e colaboradores de maneira prática, controlada, padronizada e segura.
O objetivo é compartilhar documentos de maneira rápida e fácil, através de uma interface baseada em browser, dentro da intranet da empresa ou mesmo na internet.
O foco está na captação, ajuste, padronização, distribuição e gerenciamento dos conteúdos para apoio a toda a empresa. Há recursos como segurança, facilidade, gestão de usuários, criação, edição e armazenamento de conteúdos em diversos formatos, controle de qualidade da informação, classificação, indexação e busca de conteúdo.
Outro fator importante é a captação de um bem precioso da empresa, o capital intelectual que os funcionários e colaboradores possuem, mas que faz parte da organização e não pode se perder. O treinamento de novos colaboradores deve ser levado em consideração, assim como eliminação do risco de perder informações com a saída de pessoal da organização.
O investimento acentuado e qualificado em gestão de conhecimento e conteúdo propicia mais qualidade e adequação às necessidades de cada empresa. Há no mercado uma preferência pelo investimento em sistemas ERP de informação gerencial, devido à possibilidade de centralizar as atividades e informações dos departamentos da empresa em um único sistema integrado, em vez de sistemas separados que necessitavam de interligações para exportar e importar dados.
Outro fator que vem se tornando uma prática entre as empresas é a utilização da internet como meio de melhorar o relacionamento e facilitar a comunicação entre as pessoas e o acesso externo aos dados da empresa.
Empresas e seus clientes utilizam a internet para estudos e crescimento da equipe de trabalho e buscam informações publicadas em artigos. Este investimento em conhecimentos externos já proporciona algum ganho de produtividade e poupa tempo, frutos colhidos pela utilização de gestão.
Um sistema de gestão de conhecimento e conteúdo ajuda a organização a obter informações de maneira prática, adequada e organizada. Para isso são criadas regras, rotinas e utilização de sistemas em que todo o conhecimento, adquirido e restrito a certos indivíduos, seja centralizado e posteriormente disseminado dentro da empresa utilizando intranet, grupo de discussão e datawarehouse entre outros recursos.
A gestão de conhecimento e conteúdo colabora com o ganho de produtividade e qualidade das empresas e organizações. Um investimento em gestão e tecnologia traz frutos em um curto espaço de tempo e auxilia funcionários, colaboradores e as organizações a crescerem e se tornarem mais competitivos no mercado em que atuam. [Webinsider]
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket
Mais lidas

O áudio esotérico ainda está por aí!
abril 14, 2025


David Lean, o maior cineasta de filmes épicos que já vi
abril 8, 2025

Jack Reacher: dos filmes ao seriado
abril 4, 2025

Preservando o som quadrafônico
março 31, 2025

DRM: a luta contra a proibição de cópias continua
março 27, 2025
Mais conteúdos

O custo de fingir que tem um negócio de sucesso
abril 17, 2025

O áudio esotérico ainda está por aí!
abril 14, 2025


David Lean, o maior cineasta de filmes épicos que já vi
abril 8, 2025