Até algum tempo atrás, o dentista enchia sua clínica e consultório de pacientes particulares apenas com indicações e propaganda boca-a-boca. Com a entrada dos convênios odontológicos e uma grande quantidade de novos dentistas “jogados” no mercado a cada ano, a maior fatia dos pacientes particulares simplesmente desapareceu, o que leva o profissional a recorrer a novas estratégias para poder se adaptar a esta nova realidade.
Como o dentista não conhece bem as áreas administrativas e a utilização das ferramentas chaves de propaganda e marketing, grande parte das novas clínicas e consultórios dentários tem vida curta.
Antes mesmo de abrir um consultório (e principalmente durante), o dentista precisa saber que clientela focar, onde ela se encontra e o que ela deseja do profissional de saúde bucal. Precisa também pesquisar o ponto, criar um nome e um logo, ter um bom cartão de apresentação. E também de uma estratégia para atrair novos clientes, fidelizar a clientela já estabelecida, conseguir indicações, trabalhar a própria imagem, promover sua clínica, contratar e treinar equipe auxiliar, estar sempre se atualizado com novas técnicas e saber passá–las aos pacientes, controlar o fluxo de caixa e a entrada e saída de material.
Além das dificuldades que o mercado impõem, o dentista ainda enfrenta barreiras no próprio código de ética profissional, onde consta como infração o anúncio de técnicas utilizadas e é proibida a divulgação das instalações, o que dificulta a comunicação com o cliente.
Diante dessas dificuldades, como mostrar o profissional a novos clientes? Como atrair clientes para o consultório e fidelizá–los? Como passar a eles os avanços tecnológicos disponíveis em seu consultório? Que armas podem ser utilizadas pelo dentista para se destacar no mercado?
Quanto maior a variedade de canais de comunicação entre o profissional e o paciente, mais estreita será a relação entre eles e melhores serão os resultados obtidos.
A mala-direta ainda representa o mais importante canal com o paciente. Por ela são apresentadas novidades do consultório e transmitidas informações gerais sobre saúde. O objetivo é demonstrar preocupação e cuidado com o paciente, além de reforçar a importância da consulta de revisão e manter vínculo afetivo. Felicitações por datas especiais também representam uma boa oportunidade para fazer com que o profissional seja lembrado.
Outra possibilidade é a utilização da internet como ferramenta desta relação. O perfil dos pacientes de classes A e B, e uma parcela da parte C é de pessoas que gostam de procurar informações sobre os serviços que utilizam.
Assim, é muito útil ter um site sobre a clínica ou o consultório bem organizado, moderno e de fácil navegação com informações sobre serviços e técnicas utilizadas, fotos das instalações, currículo do dentista, artigos produzidos, além de possibilidade de contato e responder dúvidas. É mais uma forma de divulgação do profissional, capaz de passar segurança e estabelecer um canal eficiente de comunicação entre o dentista e o paciente. Ações de e-mail marketing complementam a mala-direta, quando o paciente fornece seu endereço de e-mail e aceita receber comunicados.
A escolha do logotipo e do nome da clínica odontológica é importante para a atração de novos clientes, pois influencia o público a ser atingido. Através do logotipo e do nome (e como este é apresentado visualmente) podem ser transmitidos ao cliente as principais propostas da clinica.
O cartão de apresentação também deverá ter estes mesmos cuidados. Ele será o primeiro contato com muitos clientes que serão indicados por outros. Um visual limpo também ajuda a passar tranqüilidade (considere que muitos pacientes têm aversão a tratamentos odontológicos).
Outro canal de divulgação é a propaganda em jornais, revistas e mesmo outdoors. Fazer um plano de mídia e produzir material de qualidade é fora do terreno do dentista. O espaço aqui é do profissional de publicidade, na área de criação e na área de mídia, para atuar junto com os profissionais de saúde.
Como vimos, logotipos, nome de impacto, mídia, e–mail marketing e sites são assuntos fora do conhecimento do dentista e que pedem a ação de profissionais de comunicação, que podem enxergar no nos profissionais de odontologia uma nova fatia de mercado. [Webinsider]
.
14 respostas
Adorei seu post! Muito obrigado mesmo, estou construindo
um site sobre dentistas e seu artigo ajudou bastante, levantei informacoes sobre tratamentos dentarios, a importancia da higiene bucal entre outros fatores.
Vou te adicionar aos favoritos.
Temos apostado em duas ferramentas para ajudar os dentistas a alcançar novos clientes: a comunicação via internet e os convênios com planos odontológicos. O resultado é muito satisfatório!
um bom resumo.
Realmente meus caros colegas, cada vez se torna mais dificil de se realizar tratamento dentario de qualidade, mas isso nao significa impossivel.Acredito , que deveriamos realizar um debate em nivel nacional, onde discutiriamos os rumos da odontologia, assim tambem como estipular-mos valores ( justos )a serem pagos pelos planos de saude, pelo menos uma US mais digna, ao tanto que nos estudamos e investimos em nossa profissao.
Se todos nós dermos as maos, e ditarmos as regras, assim como darmos um BASTA a tudo isso, tenho certeza que iremos sim, ter melhor qualidade de vida , vontade de cada vez mais investir em cursos e aperfeiçoar o consultorio da gente. Temos que cobrar dos cro’s, abo’s, cfo’s…. precisamos agir… mobilizar… nos livrar desse mao que assombra os nossos consultórios. Abraço a todos…e faço votos que tenhamos coragem p/ reinvidiar o que pode ser nosso novamente.
só para constar aos colegas. com as retrições do cro para evitar a banalização da profissão já temos muitos colegas que atuam como se a profissão fosse leilão (concorre oferecendo o seu serviço pelo menor preço e não pelo melhor trabalho, carisma, empatia, instalações,produtos, esterilização, cursos de pós graduação, mão de obra especializada,…)se o cro liberar dentista existem dentistas que são capazes de tudo e mais um pouco para agarrar cliente. vamos virar loja de R$1,99.
os problemas são vários. dentista(cd) anda colocando seu serviço como qq produto e cobrando qq preço(veja na ortodontia), esqueceu que é saúde; cd com formação duvidosa, falta e medo de uma prova como da OAB para avaliar quem pode entrar no mercado e qual faculdade está falhando,cd tem que fazer pelo menos 2 anos de clínica para ter experiência e então partir para especialização, falta nossos representantes de classe articularem paralizações contra os convênios que não aceitam rx para diagnóstico e diagnóstico mal feito reclamação de cliente (aprendam com os médicos, sermos mais corporativista no sentido de: se um cd para de atender determinado convênio por deficiência do convênio outros cd não atendam tb. enfim, temos que rever nossa postura antes de reclamaros da profissão. está difícil trabalhar, mas não está impossível. vamos ver o que tem errado dentro de casa (sindicatos, cro, cfo, nossos consultórios, os convênios, desde a graduação as pós graduações)e começar a corrigir. temos que ser profissionais e não amadores que abrem e fecham buracos por valores ridículos.somos muito mais que isto.
Somos uma agência voltada a área de saúde, em especial Odontologia há mais de 20 anos.
Na realidade, os profissionais tem muitas ferramentas à serem utilizadas, que não conflitam com o Código de ética odontológica. Temos feito ações de Marketing Online e Impressas, além de ações de relacionamento que refletem excelentes resultados para este segmento. Hoje em dia, os profissionais que não fazem ações de relacionamento e marketing, infelizmente estão fadados a realmente ter o consultório com poucos pacientes. O ideal é que os profissionais se atualizem nesta matéria (marketing odontológico) e invistam em ações de fidelização, relacionamento e captação de novos clientes. São pequenos investimentos que fazem uma grande diferença. veja também – http://www.icomtv.com.br
Acabo de me mudadr para uma cidade pequena, e estou trabalhando com um colega, mais nao entra paciente nem pra orçamento, gostaria de saber se pode me ajudar com dicas do que posso fazer pra divulgar o meu trabalho.
agradeço sua ajuda.
Boa tarde,
gostaria de mais informações a respeito de marketing para clínicas odontológicas. Estou querendo profissionalizar uma empresa de implantes bucais, contudo nós dentistas ficamos muitos restrito nessa área de marketing devido ao código de ética odontológica ser bastante ultrapassado. Portanto gostaria de ter mais informações nessa área:cursos,sites, livros ou até consultorias. sds
mark… no consultorio como?
Acredito que o futuro está no web marketing.
http://www.netdentista.com
Gostaria de saber o que pode ser feito em relaçào ao marketing de um consultório dentário,pago o aluguel da sala mas estou ficando desesperada pois tem dias em que não atendo nenhum paciente (por semana) estou ganhando praticamente nada;pois mal paga as contas de todo mês. Por favor me ajudem, como fazer o marketing do meu consultório e atrair pacientes??? e o designe do mesmo como deve ser??? O meu consultório fica em Itaguaí, Rj.
muito obrigada
Sou formado a 24 anos e hoje estou com meu consultorio ainda aberto porque não pago aluguel e não sei fazer outra coisa, esta localizado em minha residencia, mas estou ficando desesperado pois estou atendendo 01 paciente por semana e ganhando praticamente nada; por favor me ajudem a solucionar meu problema, com faço isso? Tenho lido muitos artigos sobre marketing mas até agora não vi muito retorno e solução a meu problema.
Gostaria de saber o que pode ser feito em relaçào ao marketing de um dentista, já que o codigo de ética tudo proibe. Se tem equipamentos modernos não pode dizer, tratamentos nem pensar. Nome, especialidade e endereço, isso não chama a atenção é simplesmente mais um.