Pontos quentes da mídia interativa este ano

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Resolvi arriscar alguns palpites do que devem ser os temas mais quentes da mídia interativa em 2005. Vamos lá:

Rich Media. Sem dúvida um dos destaques de 2004 com o aumento dos usuários com conexão mais veloz (banda larga). Cada vez mais anunciantes descobrem os benefícios das campanhas com som, imagem e animação. Claro, tem site que abusa e você não consegue nem navegar pelo conteúdo direito, mas quando bem utilizadas, as campanhas de rich media trazem resultados sensacionais.

O destaque em 2005 deve ficar com o aumento das campanhas utilizando comerciais de TV em peças online, pois são diversas as novas tecnologias que permitem essa migração com qualidade, o que vem atraindo anunciantes que até então não haviam experimentado a mídia online.

Busca. Os pequenos e médios anunciantes já descobriram os benefícios desse tipo de campanha, assim como os varejistas online, através dos links patrocinados. Esse ano deve marcar a entrada dos grandes anunciantes na arena.

Com isso, o preço das palavras–chave deve continuar subindo. Surgirão mais dúvidas sobre a ética em relação à compra do nome da concorrência para servir seus anúncios. Serão necessárias cada vez mais pesquisas para avaliar o mercado e desempenho das campanhas, inclusive na construção de marcas.

Mas, a meu ver, o grande crescimento deve ser no que chamamos de otimização de busca natural: preparar seu site adequadamente para que ele seja mais facilmente encontrado pelos sites de busca, o que garante um destaque nas páginas de resultado sem ter que comprar palavras–chave.

Blogs. Os diários pessoais são uma febre na web há alguns anos, mas ainda não tinham sido descobertos pelos anunciantes até 2004. Dizem que os blogs tiveram influência no resultado das eleições nos EUA e sem dúvida foram destaque na cobertura e busca por informações de acontecimentos importantes, como o maremoto da Ásia e a guerra no Iraque.

Anunciantes como a Nike já andaram utilizando blogs de grande visitação e formadores de opinião para gerar interesse por seus produtos, como também já existem empresas especializadas nesse tipo de campanhas. Vamos ver como se desenvolve no Brasil.

RSS. Mais uma novidade ligada aos blogs. RSS são aplicativos (softwares) que você instala em sua máquina para coletar notícias de seus sites favoritos. Você seleciona o conteúdo que quer e o programa traz tudo para sua máquina, sem que você precise ficar visitando os sites. É uma alternativa interessante de comunicação, pois as informações são coletadas e entregues diretamente a você, sem passar por filtros anti–spam, que vem gerando enorme dor de cabeça aos adeptos do e–mail marketing no Brasil e exterior.

Alguns sites já estão incluindo links de texto no final do conteúdo que disponibilizam em RSS e os resultados tem sido animadores (no Webinsider os links ficam no menu à esquerda). Um limitador, porém, é o fato de ser necessária a instalação de um programa em seu computador, o que pode diminuir o interesse do usuário médio de internet. Vale a pena ficar de olho.

Desktop Search. Um derivado do item Busca. Os principais sites de busca do mundo estão disponibilizando aplicativos que permitem fazer uma varredura em seu computador atrás de documentos, e–mails etc. A partir daí, surge a possibilidade de distribuir publicidade na página de resultados. Por enquanto ainda é uma incógnita se essa é uma mídia viável, mas imagine se 7 milhões de pessoas instalam uma ferramenta dessas em suas máquinas… [Webinsider]

Avatar de Marcelo Sant'Iago

Marcelo Sant'Iago (mbreak@gmail.com) é colunista do Webinsider desde 2003. No Twitter é @msant_iago.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *