Os tempos atuais exigem novas formas de interação com o mercado. O LinkedIn anuncia todos os dias milhares de ofertas de emprego, portanto é essencial acompanhar essas oportunidades.
1. Visite regularmente a página oficial de busca de emprego
As pesquisas de emprego podem ser feitas usando filtros variados: palavras-chave, localização, empresas, data de publicação, salário, indústria ou experiência na função.
Dica especial: faça gravações das pesquisas e solicite envio de e-mails semanais das ofertas publicadas.
2. Acompanhe as empresas por meio dos “Perfis das Empresas”
Esta funcionalidade permite aos usuários seguirem todas as novidades da empresa (ofertas de emprego, notícias da empresa, novas contratações, etc.). As páginas das empresas no LinkedIn têm muitas informações relevantes (ver post) – propostas de emprego, dados estatísticos sobre os empregados da empresa, entre outros dados.
3. Participe de grupos LinkedIn
Neste momento, existem 805.923 grupos no LinkedIn. Os grupos são locais ótimos para acompanhar as inúmeras ofertas de emprego que são publicadas todos os dias. Existem aqueles dedicados especificamente à procura de emprego. No entanto, os grupos mais focados para as áreas de especialidade ou indústria atraem a maior atenção. Analise top 10 grupos LinkedIn – Vagas e Emprego.
Dica: pode-se subscrever até 50 grupos em simultâneo. Selecione grupos com essas características e vá interagindo com recrutadores.
4. Interaja nos grupos
Dentro dos grupos, discute-se muito: opiniões, sugestões, ideias, eventos, etc. A variedade temática é imensa e é muito importante se envolver. Participe de forma positiva nestes grupos, aumentando a sua visibilidade.
5. Seja um especialista em Perguntas & Respostas
Este espaço pouco conhecido no LinkedIn é um verdadeiro local de partilha de conhecimento. Muitas empresas fazem aqui a sua prospecção.
Atualmente, Cristina Falcão é uma das maiores usuárias deste espaço a nível mundial. A sua intensa participação (lançando questões e respondendo com qualidade) tem-lhe trazido enorme notoriedade como se constata nesta publicação do Mashable.
6. Use o LinkedIn Signal
Durante o último ano, já fizemos referência a esta funcionalidade (ver post).
Esteja atento ao que os seus contatos de 1º e 2º grau dizem no LinkedIn. Filtre apenas as atualizações por palavras-chave.
7. Rede de contatos
A sua rede de contatos apresenta novidades todos os dias no que diz respeito aos seus projetos profissionais. Assim, manter bons níveis de atenção para as novas posições dos seus contatos de 1º grau pode ser importante. A progressão dentro da empresa ou o novo projeto profissional podem trazer bons ventos para o seu lado.
Dica: semanalmente, atualize os seus contatos em MY CONTACTS ou MEUS CONTATOS.
8. Adicione aplicações ao seu perfil
O perfil é o elemento mais importante em todo o processo de procura de emprego. Este artigo não pretende focar funcionalidades susceptíveis de aumentar a visibilidade dos usuários no LinkedIn. Deste modo, sugerimos as seguintes aplicações para efeitos de procura de emprego.
- Company Buzz
- Tweets
Estas aplicações permitem ao usuário acompanhar o que dizem sobre a sua área de negócio, indústria ou empresa.
Finalmente, apresentamos um pequeno testemunho real com um final feliz!
[Webinsider]
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Rui Pedro Caramez
Rui Pedro Caramez ( www.linkedin.com/in/caramez) - Docente Universitário, Formador e Consultor Especialista na Área de Marketing Digital. Em 2009, editou o livro “Linkedin – como rentabilizar a sua presença online". Administra o projeto Linkedportugal dedicado a analise da rede Linkedin - www.linkedportugal.com.