Antenor Simões Jr
O blog saiu da tela do computador e foi para os iPods e MP3 players. Como? A novidade se chama podcasting e está fazendo cada vez mais adeptos.
Em seus podcasts pessoas comuns falam sobre o que gostam, fazem, entendem. Familiar? Com certeza. A novidade está na maneira de escrever, ou melhor, de falar. Os podcasts seguem o formato do rádio e têm o conteúdo tão variado quanto o dos blogs.
Os números ainda são muito modestos. Em fevereiro eram 3.100 podcasts cadastrados no site do desenvolvedor da tecnologia, a Ipodder.org. Entre eles há políticos em campanha, relatos conjugais e receitas culinárias.
Se você quiser sentir o gostinho da coisa, recomendo o site audio.weblogs.com. No site você pode ver a lista dos últimos 100 podcasts atualizados e ouvi–los direto do PC.
Grandes empresas já descobriram o poder dos podcasts e estão investindo na tecnologia. A cervejaria Heineken, por exemplo, lançou um podcast musical. Por ser uma tecnologia novíssima, o podcast ainda tem um baixo índice de rejeição e seus consumidores estão mais propensos a aceitar publicidade.
Os podcasts ainda têm vantagens sobre os blogs: são portáteis e não dependem de conexão a internet. Eles podem ser baixados, passados para os MP3 players e ouvidos em qualquer lugar. E para quem tem preguiça de ler, a tecnologia cai como uma luva.
Por dar total liberdade ao usuário, o podcast já está sendo chamado de TiVo das rádios. Uma maneira interativa de escolher o que ouvir sem se preocupar com o horário do programa, como acontece nas rádios tradicionais.
O podcast é só o início. A popularização da informação e do entretenimento é inevitável. Cada vez mais pessoas descobrem que produzir conteúdo pode ser tão divertido quanto acessá–lo. O avanço tecnológico é a verdadeira democratização da informação. [Webinsider]
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket
Mais lidas

O áudio esotérico ainda está por aí!
abril 14, 2025


David Lean, o maior cineasta de filmes épicos que já vi
abril 8, 2025

Jack Reacher: dos filmes ao seriado
abril 4, 2025

Preservando o som quadrafônico
março 31, 2025

DRM: a luta contra a proibição de cópias continua
março 27, 2025
Mais conteúdos

O custo de fingir que tem um negócio de sucesso
abril 17, 2025

O áudio esotérico ainda está por aí!
abril 14, 2025


David Lean, o maior cineasta de filmes épicos que já vi
abril 8, 2025
Uma resposta
Realmente podcast é muito legal