Juca trabalha há cinco anos em uma empresa normal, que produz produtos normais.
A empresa de Juca é competitiva e vende seus produtos associados a um pacote de serviços. Essa estratégia, mais ou menos normal, compõe um mix interessante e faz com que a empresa seja uma das dez maiores do seu segmento no país.
Juca é o gerente de marketing. Na prática, nosso personagem responde pela comunicação e atua muito mais nas atividades do marketing operacional do que nas estratégias de mercado.
Pai dedicado, curioso por novas tecnologias e workaholic, Juca militou, nos últimos 20 anos, sempre nas áreas de vendas e marketing de grandes corporações, e se acha capacitado e competente para entender o mercado e suas armadilhas.
Juca não é ainda um diretor, talvez nunca venha a ser, mas apita como se fosse. Ele é, no linguajar do chão de fábrica, um dos gerentões.
Na última reunião de diretoria, Juca foi surpreendido ao ser chamado a participar. Logo que se acomodou à mesa de 18 lugares, o diretor–presidente sentenciou:
– Juca, decidimos que você vai ser responsável por toda a construção de internet da nossa empresa.
A primeira reação de Juca foi se sentir orgulhoso. Nosso gerentão gostava de ouvir o presidente dizer “nossa empresa”, e como ele nunca foi de negar fogo viu no desafio a oportunidade.
Aproveitou para anotar literalmente as palavras do diretor–presidente no seu novo brinquedo, um Palm Tungsten T5. Apesar de ter conhecimentos básicos de construção de internet em empresas, Juca começou a desenhar mentalmente os vários canais de relacionamento que, entre muitas dúvidas, ele achava que seria possível criar na internet.
Passada a natural excitação, Juca ficou com uma dúvida principal… o que seria exatamente, na cabeça do diretor–presidente, “ser responsável por toda a construção de internet”?
Juca remoeu durante a noite em casa, comentou o novo desafio com o filho mais velho que não desgrudava do MSN e com a mulher que achou tudo lindo, e, mais uma vez, não se conteve:
– Querido, acho que você vai finalmente virar diretor!
Incrível como Juca se irritava com essa idéia fixa da companheira, que, em vez de estimulá–lo, lhe imputava a mais injusta das sensações: acomodação.
No outro dia, o nosso Juca resolveu testar seus entendimentos com os diretores. Foi, primeiramente, conversar com Carlos, o seu diretor de marketing:
– Carlos, o que você acha que o “chefe” quis dizer exatamente com a idéia de eu “ser responsável por toda construção de internet da nossa empresa”?
– Olha, nas reuniões estratégicas temos discutimos bastante a importância da internet para a empresa, e tenho certeza de que o que o nosso presidente quer é refazer rapidamente nosso site. Criar uma exposição muito melhor dos produtos, e quem sabe até possamos pensar em vender pela internet. Enfim, criar um novo canal com nossos clientes… você já pensou se vendêssemos uns 5% ou até 10% do nosso faturamento pela internet? Hein? Que tal?
Pô, que viagem! Comércio eletrônico? B2C? B2B? Não pode ser, produtos normais não são vendidos pela internet, será que o presidente vai embarcar nessa?, pensou Juca.
Aí, passados poucos dias, Juca decidiu conversar com o diretor de TI – dinossauro da informática que se orgulhava de ter perfurado cartões e programado em Assembler –e perguntou:
– Rafael, o que você acha que o “chefe” quis dizer exatamente, na última reunião, com a idéia de eu “ser responsável por toda construção de internet da nossa empresa”?
– Ora, Juca, vou ser sincero. Embora eu ache que isso devesse ficar na minha área, o presidente não acha. Ele acha que internet é coisa do marketing, e então você deverá coordenar a construção dos projetos principais, que no meu entender e com o de acordo do Dr. Rodolfo são: nosso portal corporativo, a intranet e acho que uma extranet com os nossos fornecedores. Tudo isso integrado ao nosso novo ERP, que, depois de pequenos atrasos (anos), acho que até dezembro estará finalmente implementado.
– Ahhh, humhum… Então tá…
Um soco na boca do estômago, mas o Juca é forte e vai se consultar com o fiel parceiro de quase cinco anos e que já resolveu muito pepino. A sua agência de propaganda. Dessa vez Juca convocou o Roberto, dono da agência. Pacientemente explicou o que havia se passado na reunião e então perguntou:
– Roberto, você, que conhece o Dr. Rodolfo, é amigo dele e entende o jeito dele pensar as coisas, me diga: o que você acha que ele quis dizer exatamente, na reunião da semana passada, com a idéia de eu “ser responsável por toda construção de internet da nossa empresa”?
– Ora, Juca, você sabe como o Rodolfo é visionário. Ele finalmente acordou e deve estar pensando em dar outro salto na comunicação inserindo a internet no nosso mix. Ele deve estar pensando em fidelizar o público jovem com os lançamentos do ano que vem. Essa galera vive na internet e a gente pode pegar eles por aí. O Rodolfo está pensando em criar comunidades, trabalhar com hotsites interativos dos novos produtos e refazer completamente o nosso site, que cá entre nós tá uma m…, dentro de toda identidade visual nova. Ele também viu alguns números sobre o crescimento da mídia interativa e algumas peças de “rich mídia” e ficou bem tentado a experimentar. Acho que é por aí…
– !?!?!!?
Os dias se passavam e a angústia já tomava conta de Juca. Ele nunca foi de receber uma missão e não encará–la de frente. Decidido e pisando firme, foi buscar informação na internet e na melhor livraria da cidade.
Passou duas semanas pesquisando sobre portais corporativos, projetos transacionais, mídia interativa, interatividade na comunicação, sistemas web, comunicação digital, marketing 1 a 1 na web, publicidade na internet e o escambau…
Cansou, e como já se passavam semanas e ele estava a cada dia mais confuso, ligou para a Maristela e pediu um agendamento com o Dr. Rodolfo. Na manhã seguinte, Juca sentava na frente do dr. Rodolfo, e após aceitar um copo de café disse:
– Dr. Rodolfo, gostaria de, em caráter irrevogável, pedir minha demissão. Talvez eu esteja com minha data de validade expirada e seja a hora de pegar minha rescisão, empreender como o senhor fez um dia e montar meu próprio negócio.
– Pô, Juca! Logo agora que eu fechei para nós um contrato de consultoria estratégica para conceituar e planejar nossa presença na internet e nos ajudar a criar vários canais de relacionamento. E o pior de tudo, logo agora que eu havia pensado em você para a nova Diretoria de Marketing e E–business!!!
– Puxa… caramba… não a–cre–di–to, então a minha mulher era a única que estava certa?
– Como assim, sua mulher “mexe” com internet!?!?! [Webinsider]
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Uma resposta
Interessante o texto!
Tiago Zouk
Email Marketing
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