Com o crescimento das relações virtuais profissionais, é preciso relembrar algumas das boas maneiras para estar neste espaço e poder rentabilizar ao máximo a nossa presença, cumprindo todas as regras da boa etiqueta. Assim, destacamos 30 regras espalhadas pelos mais variados espaços e campos do LinkedIn.
Perfil
1. Nunca incluir informações falsas no perfil: menções a empresas onde não trabalhou, skills que não possui, etc.
2. Deve-se incluir fotografia profissional associada ao perfil e evitar avatares ou imagens manipuladas.
3. Sempre atualizar as suas informações após mudança profissional.
Convites
4. Enviar convites com texto personalizado, incluindo as razões para o convite.
5. Sempre agradecer pelos convites e enviar uma mensagem de apresentação profissional.
6. Nunca fazer convites afirmando ser AMIGO de uma pessoa que ainda não conhece!
Recomendações
7. Evitar pedir uma recomendação a alguém que não conhece pessoalmente ou com quem nunca tenha trabalhado.
8. Evitar receber / redigir recomendações a membros da família ou amigos somente para constar no Perfil LinkedIn.
9. Após receber uma recomendação, é interessante entrar em contato e fazer algum comentário.
Mensagens
10. Abolir o spam. Incomodar seus contatos com assuntos irrelevantes ou com mensagens não personalizadas é péssimo.
Exemplo 1: “Eu preciso de um emprego. E-mail para: desperado@arasca.com”.
Exemplo 2: “Compre, compre agora, compre barato…” (sem desenvolver qualquer comunicação com o novo contato LinkedIn).
11. Não incluir um membro da rede a uma mailing list da empresa, simplesmente porque está conectado no LinkedIn.
12. Sempre responder aos contatos recebidos.
Atualizações de estado
13. Evitar usar a atualização de estado para “tweets”! Atentem à conversa / assunto que trazem neste espaço. Deve-se moderar a sua frequência! Analise que tipo de assunto recebe maior atenção pela sua rede de contatos.
Introduções
14. É recomendável fazer introduções a outras pessoas. Interaja sempre que achar importante.
Eventos
15. Lançar não-eventos, ou seja, atividades regulares que decorrem durante um longo período de tempo é uma má prática. Normalmente é uma venda de produtos e serviços dissimulada.
LinkedIn answers
16. Não faça perguntas banais ou com o sentido de fazer sales-pitch.
17. Evite usar as respostas às perguntas para fazer publicidade à sua empresa / produto.
Linkedin empresas
18. Nunca recomende produtos ou serviços de empresas “amigas” apenas para ficar bem na página institucional.
Grupos
19. Sempre leia as regras do grupo.
20. Tenha bom senso e ponderação ao efetuar a divulgação de eventos, serviços ou produtos na área das discussões.
21. Não lance ofertas de emprego na área das discussões.
22. Não lance discussões com links para venda de produtos / serviços.
23. Os membros dos Grupos abertos LinkedIn que claramente não pertencem aos grupos = má prática.
24. Nunca se juntar aos grupos exclusivamente para autopromoção, deve-se trocar ideias e compartilhar conhecimento.
25. Evite fazer comentários sobre discussões ou perguntas sem valor agregado.
26. Nunca colocar uma discussão em grupos dizendo: “Por favor, contratem-me!”
27. Evitar colocar mensagens que não estejam alinhadas com o contexto da comunidade.
28. Nunca postar mensagens com conteúdo agressivo, que denigra pessoas e empresas ou que não contribuam com o contexto da comunidade.
29. Evite respostas a discussões sem ligação ao assunto.
Sondagens
30. Criar sondagens sem sentido ou fundamento e com intuitos assumidamente comerciais é uma má prática (Qual a melhor solução em informática? a) a minha? b) a minha? c) ou a minha?
Que sugestões podemos incluir nesta lista? [Webinsider]
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Rui Pedro Caramez
Rui Pedro Caramez ( www.linkedin.com/in/caramez) - Docente Universitário, Formador e Consultor Especialista na Área de Marketing Digital. Em 2009, editou o livro “Linkedin – como rentabilizar a sua presença online". Administra o projeto Linkedportugal dedicado a analise da rede Linkedin - www.linkedportugal.com.
2 respostas
Excelente esse artigo,já divulguei Abraços Flávo peralta
Amputados Vencedores