Não basta criar um slogan para o produto, mas sim resumir seus pontos fortes com uma frase precisa. Parece fácil, mas não é.
Porém, não é motivo para temor e ranger de dentes. Realmente não é fácil, mas não disse que é impossível.
Por experiência e vivência na área de comunicação, gerenciando equipes de produção de conteúdo, vejo que muitas vezes os copys se apegam muito ao briefing da equipe comercial e – sem ofensa nenhuma – isso não é o ideal. Muitos dos recebidos são repletos de fichas técnicas dos produtos e, assim como eu, a maioria dos consumidores não faz a mínima ideia para que serve.
Imagine um briefing de uma câmera digital, cheio de códigos e características extremamente técnicas que não traduzem para o consumidor os benefícios reais deste equipamento. E este código acaba sendo colocado na chamada, desperdiça a oportunidade de vender e ser buscado pelos Keywords (SEO) e atrair o olhar do consumidor.
Por outro lado, muitas vezes informações técnicas são relevantes e tornam-se diferenciais importantes como informar o tipo de USB ou que a câmera possui zoom óptico ou zoom digital, porque isto é fundamental para quem conhece o produto e um diferencial na hora de persuadir o consumidor a comprar. Outro exemplo é falar sobre a atualização do sistema Android em evolução a cada dia. Isso atrai os aficionados em tecnologia.
E quando as informações mínimas faltam no briefing?
Informações de um estabelecimento comercial como o caso de clínica de estética, por exemplo, que chega com informações para colocar como destaque sobre o local (bonito, amplo, bem decorado e clean). Bom, isto é o mínimo que o consumidor espera deste tipo de serviço. Ninguém gostaria de fazer um tratamento de estética ou beleza em um lugar sujo ou sem infraestrutura mínima, não é verdade?
A criatividade, ousadia e uma pitada de personalidade são pontos que vão muito além dos features para este mercado.
Adequação do público x timing = mensagem = massa
Cada público é único. O conteúdo deve ser focado ao seu interesse específico, fazendo com que ele viaje na mensagem e queira muito aquilo, imediatamente. A pulverização da campanha vem como o segundo ponto. Se a mensagem estiver adequada e for de interesse será repassada para outros iguais e assim o buzz se tornará um sucesso, atraindo e ampliando vendas rapidamente.
Nada adianta se a mensagem tiver um texto legal mas não acertar em cheio o Reason Why (promessa básica) do produto/serviço e o resultado esperado pelo consumidor. De que adianta ter uma super TV se a promessa de uma imagem melhor ou um som incrível não for repassada ao público?
Como você vai convencê-lo a consumir algo (e criar o desejo que ele nem tem, lembra?) se você não valorizá-lo e persuadi-lo?
E para finalizar, como vender e fazer com que o marketing inboud faça valer se aquele food não deixar o consumidor como cão em frente ao franguinho de padaria (babando).
Assim dever ser o pensamento da equipe de conteúdo para produzir food, beauty, tecnologia, lazer ou qualquer outro produto/serviço ao consumidor. E quando menciono conteúdo isso serve para o casal (imagem e texto).
Da teoria à prática
Boa geração de conteúdos vem com um planejamento rápido (porque o mercado não permite grandes tempos investidos) e entrar na veia do público. Sentir e abstrair o seu desejo, criando pontos importantes aos quais se quer repassar antes de redigi-lo. Como uma incorporação de um personagem.
Dicas básicas para criação
- Ler sobre o assunto.
- Imaginar o perfil do público e pontos importantes (do produto e do público).
- Informar-se sobre as motivações de compra do público.
- Identificar, preparar, incubar, esquentar, iluminar, elaborar e verificar todas as ideias escritas.
- Aproveitar as associações que surgem (Memo, expressões de redes sociais, ganchos comerciais, entre outras oportunidades).
- Ser simples. Escrever de forma coloquial para grande massa, não descartando o tipo de público e perfil ao qual se está gerando o conteúdo.
O resultado dos seis passos acima são as respostas chaves para perguntas tais quais:
- Como aumentar vendas?
- Como gerar relacionamento?
- Como saber e falar com o meu público?
- Como gerar viral?
- Como inovar criativamente?
Vamos lá! Agora é só colocar em prática, aproveitar todas as oportunidade$ e viralizar esse conteúdo. [Webinsider]
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O valor do microcopy: a clareza conquista, a confusão afasta
Suemary Fernandes
Suemary Fernandes (suemaryf@yahoo.com.br) é publicitária e gerente de produção de conteúdo na Groupalia. Likedin: Suemary Fernandes.