Chegou o momento de compreender que ter uma presença digital ou uma reputação digital não é apenas um modismo de nerds. Um profissional liberal, um artista, um atleta, todos aqueles que constroem uma carreira devem pensar numa valorização e divulgação de seu nome e o melhor caminho para essa conquista é, sem dúvida alguma, a web.
É preciso estar atento às novas formas de presença profissional no mercado.
O profissional precisa aceitar a existência de uma nova forma de conduzir sua carreira, lidar com novos veículos e principalmente criar uma presença digital condizente com a velocidade de um mundo integrado digitalmente. Pode parecer difícil aceitar que tal presença seja essencial, mas basta observar a nova geração, ou melhor, os novos consumidores, como eles se relacionam com produtos, serviços e a quem destinam sua credibilidade.
Um profissional que deseja se dedicar na criação de uma relevância em torno de sua marca ou nome num ambiente de colaboração digital deve perceber uma mudança na maneira de se colocar no mercado, passando de um modelo fechado de divulgação, para um modelo de construção de imagem num ambiente próprio para a viralização da informação ou para um boca a boca muito mais amplo.
Há a necessidade de falar diretamente com seu público sem intermediários.
Esta mudança é estratégica e deve se aliar com ações operacionais que vão viabilizar o planejamento de sua presença digital. Há a premissa de um treinamento em web marketing, em saber o porquê das ações e não simplesmente seguir modismo e aprender a usar ferramentas.
Esta nova estratégia alia negócios com visão inovadora e tendências digitais para apresentar um cenário muito mais consistente e eficaz para sua atuação profissional. Ou seja, é impossível ficar limitado apenas à dimensão física e presencial! [Webinsider]
…………………………
Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.
Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.
Patricia Canarim
Patricia Canarim (@patriciacanarim), jornalista atuante em marketing e presença digital com especialização em Informação Estratégica pela UFMG. Professora nos cursos online da Nautilos Marketing Digital. Mantém o blog Patricia Canarim.
Uma resposta
Eu concordo plenamente com o que foi dito no texto.
Estar presente, fazer diferença na “comunidade” que você atua é essencial para conseguir estágios, freelas e até mesmo empregos.