Guia rápido de informação na web

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

1. A informação na web

– Trabalhe com a idéia de camadas, oferecendo aos poucos os aspectos da informação.

– Liste todos os aspectos de uma informação que você irá abordar, e analise se eles serão melhor apresentados em texto, tabela, gráfico ou imagem.

– Disponibilize dados completos, e aborde todos os aspectos possíveis sobre o tema. A idéia é esgotar todas as possibilidades.

2. Chamada

Sempre vale checar se todos os recursos essenciais à eficácia da sua chamada estão sendo utilizados: um título que traga a palavra–chave; um texto que inclua o aspecto principal do conteúdo a seguir; e elementos de apoio, como a imagem, que não repitam o que os outros itens já abordaram como forma de persuasão.

3. Texto principal

– Escreva como se estivesse explicando o assunto a um leigo, mesmo que o tema seja banal.

– Incluir a palavra-chave que define uma página no título, e grifar em cada parágrafo as que melhor o resumem, são ações recomendadas para que a informação seja facilmente visualizada em um texto.

– Em geral, o texto-base possui entre 15 e 25 linhas.

4. Links

Ao sugerir páginas de outro site, não basta criar um link de acesso. É preciso explicitar quais informações o usuário encontrará, para que fique claro o porquê da sua indicação. Insira uma frase explicativa logo após o link, então.

5. Texto complementar

O usuário espera encontrar nestas páginas todo o detalhamento que deseja, portanto não há limite para a extensão dos textos.

6. Área restrita

Avisar o usuário sobre áreas restritas de um site é uma atitude que demonstra respeito, e também a preocupação em orientá-lo a cada instante em que ele está navegando pelas páginas.

7. Imagem

A imagem jamais deve repetir um aspecto que já foi abordado por outro componente da informação web. Os componentes – imagem, texto, vídeo e áudio – são complementares, fechando, cada um a seu modo, o cerco à informação em questão.

8. Áudio e vídeo

Ao oferecer acesso direto à fonte da informação, a utilização do áudio e do vídeo na web garante transparência e credibilidade ao site, o que é relevante na construção da empatia com o usuário. [Webinsider]

.

Avatar de Bruno Rodrigues

Bruno Rodrigues (bruno-rodrigues@uol.com.br) é autor do livro 'Webwriting' e de 'Cartilha de Redação Web', padrão brasileiro de redação online'.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *