“Acordei com vontade de criar uma página de notícias”. A facilidade para colocar sites no ar abre as portas para projetos individualistas.
Todo mundo tem um exemplo próximo. No meu caso, o amigo Tércio Silveira, que teve a idéia de montar seu site, o Churrasco Grego. Na época, ele procurava alguém para montar o sistema de notícias, justamente quando eu começava a me envolver com linguagens de programação para a internet (PHP para ser mais específico).
Em pouco tempo, o site estava no ar. Com colaboradores de diversas áreas, o “CG” abordava temas que iam desde cultura geral até política. Tempos depois, o site passou para o Gardenal.org e perdi o contato com o projeto. Sei que ele continua lá, firme e forte com conteúdo sempre atualizado.
Por que ele fez isso? Quando um comunicador decide dar um passo como a criação de um site de conteúdo, ele é movido por duas coisas: vontade de exercitar a mente e, em segundo plano, vontade de tornar–se mais conhecido.
O primeiro motivo é o que geralmente dá impulso a um projeto desse tipo. O editor parte do princípio de que o seu trabalho oficial (ou a falta dele) não consegue suprir os níveis de liberdade e criatividade que o seu cérebro pede.
A idéia é procurar um projeto paralelo para fugir da mesmice e buscar abrir espaços.
Um exemplo é o blog Garotas que Dizem Ni, que virou coluna na revista Época. Naquele momento, foi o máximo o fato de um blog conseguir destaque na mídia. Um grande incentivo para sites do gênero, sem dúvida. Hoje a situação já avançou bastante e outros blogs já romperam barreiras muito importantes.
Tecnologia simples
Normalmente tecnologia não é uma preocupação muito grande por parte de quem quer montar blogs, flogs ou coisas do tipo. É chegar e se servir.
Para quem deseja um site mesmo, com mais recursos do que oferece o formato blog, há duas opções.
Um deles é contratar um serviço especializado, que forneça toda a estrutura e deixe nas mãos do redator apenas a ferramenta de inclusão de notícias – normalmente um editor de textos básico, com ferramentas de edição e publicação (veja ao lado O que é CMS).
A segunda solução requer um pouco mais de empenho técnico. É preciso correr atrás de um domínio, escolher a tecnologia e fazer a instalação. Além disso, configurar tudo, para eliminar os erros. Parece difícil, mas existem sistemas prontos que demandam o mínimo de atenção em alguns pontos durante sua instalação, como o PHPNuke e o Mambo, só para citar alguns exemplos. A parte boa é que você pode encontrá–los traduzidos para o português. Viva a comunidade do software livre! (veja ao lado Gerenciamento de conteúdo para designers).
Informação confiável
Criar um blog ou portal requer outra coisa indispensável para qualquer comunicador: a credibilidade. É isso que vai manter os seus usuários ativos e ansiosos por mais conteúdo.
A receita é ficar sempre atualizado e manter um olhar crítico e sensato sobre assuntos mais polêmicos da área que deseja abordar. Esse é o básico do básico para jornalistas. A imparcialidade total fica por conta da casa, afinal são as suas idéias.
Para finalizar, promova discussões. Use ferramentas de feeback como comentários ou fóruns mais elaborados. Saiba o que seus visitantes pensam de você e dos seus eventuais colaboradores. Digerir as críticas com cuidado também é um ótimo exercício.
E a autopromoção?
Isso faz parte também. Afinal, quem não quer o seu lugar ao sol? Tudo o que você produzir (com ênfase em produzir) pode ser considerado como portifólio. Textos, pesquisas e resenhas bem desenvolvidas podem ser de grande ajuda para o seu lado profissional. Lembre–se de que você nunca tem certeza de quem está visitando seu site. [Webinsider]
James Della Valle
<strong>James Della Valle</strong> (james_rdv@yahoo.com.br) é analista de conteúdo do portal iBest.