Voltamos ao cenário do nosso texto anterior (veja ao lado): um almoço com nosso amigo jornalista cheio de dúvidas sobre os dados de acesso e comportamento dos usuários do site que edita.
O ambiente era agradável e prosseguimos nosso papo sobre métricas. Uma pergunta de nosso amigo também aparece com muita freqüência nos cursos que ministro:
– Como saber se o caminho que o usuário está percorrendo é o que os mentores do site planejaram?
Quando se lança um site, é muito comum perceber que a navegação feita pelos usuários é distinta do que se planejou.
Porque o usuário entra sempre sem um manual de navegação. E um site normalmente não é criado com setas de onde se deve clicar primeiro e em qual seqüência. E mesmo se isso for tentado, nem todos seguirão o mesmo percurso.
Porque ir e vir como se acha melhor faz parte da liberdade da internet. O ideal é que a comunicação do site esteja bem clara, de forma que o usuário entenda que para conseguir ver o próximo conteúdo, o clique previsto deve ser dado.
Num site de comércio eletrônico a coisa não é muito diferente. Quem trabalha com um sabe do que estou falando. Mas será que sabe qual é a taxa de interesse versus compra? Isso também pode ser visto no caminho percorrido, mas é tema para o próximo artigo. O importante é utilizar um aplicativo de medição de audiência de sites que tenha tabelas claras e mostre passo a passo o caminho do usuário.
Depois de estudar estes dados, reaja modificando o site como achar mais apropriado.
Um exemplo da necessidade desta tabela: – Como saber se os usuários de um site de noticias estão vendo as matérias relacionadas? Se acha que basta ver a lista de matérias vistas no Most requested Pages, errou feio.
Lá ela não vai estar listada como matéria relacionada, e sim como matéria como todas as outras. Mas no caminho percorrido você vai vê–la com a próxima página do usuário. Se você programou o site para que ela fosse uma matéria relacionada, pode assumir que foi visitada porque estava disponível no local e hora apropriados. E este é um assunto para a próxima matéria… ainda antes da sobremesa. [Webinsider]