Texto produzido em conjunto pela equipe Virid traz sugestões para agências e clientes que buscam a participação do usuário em campanhas de e-mail marketing, avançando um passo mais perto da social media.
Estudos apontam que cerca de 75% dos brasileiros que acessam a internet são co-criadores de conteúdo online. Esses dados confirmam o termo criado por Jeff Howie em 2006, que pregava o poder da união das pessoas na geração de informações, nomeando-o de crowdsourcing.
Ou seja, utilizar a inteligência e o conhecimento coletivo espelhado pela internet na resolução de problemas e criação de conteúdo.
Esse conceito, que começou a se tornar comum na internet brasileira durante o ano passado, é considerado uma das maiores tendências do marketing digital para 2012. Aliado ao e-mail marketing, uma das principais ferramentas para se relacionar com os clientes, o colaboração pode trazer imensos benefícios para uma campanha digital.
Veja algumas dicas para utilizar as duas ferramentas juntas:
Deixe o usuário criar: por mais que um cliente seja identificado com uma marca, é sempre possível que haja alguma discrepância, por menor que seja, entre a campanha e o entendimento dele. Uma possibilidade gerada pela união do e-mail marketing com crowdsourcing é deixar que o próprio usuário escolha o conteúdo que ele irá visualizar dentro da campanha de mensagem eletrônica. Certamente, este será o mais alto nível de segmentação dentro do e-mail marketing, em que o usuário esperará por cada nova mensagem.
O visual que mais agrada: outro ponto muito importante para uma campanha de e-mail marketing é o template. Assim como no caso do conteúdo, cada cliente tem uma forma predileta de visualizar a mensagem. Enquanto alguns preferem visualizar tudo por plataformas móveis, outros optam por uma disposição diferenciada das informações. A participação do usuário viria mais uma vez para deixar a peça de e-mail marketing na forma ideal de visualização para ele.
Interação com a marca: muitas empresas utilizam o crowdsourcing para gerar uma maior proximidade entre o cliente e a marca. Campanhas e promoções em que os consumidores propõem novos produtos, slogans, entre outras ações, são cada vez mais comuns. Guardado o potencial do e-mail marketing em gerar e fomentar um relacionamento, a ferramenta pode ser uma forma essencial para proporcionar essa interação entre conteúdo, cliente e marca.
Espaço colaborativo: segundo pesquisas, a cada quatro internautas, três deles geram conteúdo. A colaboração já está praticamente intrínseca na cultura dos usuários brasileiros. E não há nada que os clientes gostem mais do que ver algo produzido por eles mesmos tornando-se conteúdo de uma marca.
Utilizando o crowdsourcing no e-mail marketing, crie um espaço dentro de suas campanhas no qual os próprios usuários poderão gerar conteúdo e informações, claro, desde que aprovado pela marca.
Vicente Tardin
Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.