Muito se fala em Cloud Computing, ou Computação em nuvem, aplicativos e serviços cujo processamento é realizado por uma rede de servidores dedicados, combinando recursos e disponibilizando informações atualizadas para máquinas remotas de vários tipos, tamanhos e sistemas operacionais.
A estrutura otimiza recursos, reduz a carga de trabalho e permite a seus clientes a criação, administração e acesso seguro a informações específicas, a qualquer instante.
No livro Enciclopédia da nuvem, de Luli Radfahrer, editado pela Editora Campus, são analisadas 100 situações que demandam atenção, divididas em 10 áreas estratégicas e mais de 550 soluções para ajudá-lo a expandir seus negócios.
A pesquisa que resultou neste livro buscou classificar os desafios atuais por áreas comuns a diversos segmentos:
- Desenvolvimento pessoal e profissional – a crescente insatisfação entre os executivos frente aos desafios do mercado de trabalho e a busca por um ambiente em que sucesso profissional e qualidade de vida voltem a ser conciliáveis. Como abordar os problemas de necessidade de conhecimento instantâneo, falta de foco, estresse e angústia, cada vez mais comuns em profissionais de diversos níveis e postos hierárquicos?
- Empreendedorismo, carreira e iniciativa – ideias, sem planejamento, são inviáveis em um ambiente de alta competitividade. Como estimular o empreendedorismo interno e externo, identificar e estimular lideranças e aplicá-las em processos?
- Educação continuada – a educação não acaba mais na escola, todos dizem. Mas que educação é esta? Quais aplicações e especializações devem ficar a cargo da empresa, já que são parte de sua propriedade intelectual e um de seus maiores ativos?
- Formação de equipes e gestão de projetos – há diversos serviços e ferramentas para contactar e administrar equipes com profissionais multitarefa. O que pode ajudar a gerir grupos com qualificações diversas e, ao mesmo tempo, específicas? Como manter, estimular e administrar competências em um mercado mutante?
- Fluxo de trabalho e administração de tempo – empresas sempre foram redes de pessoas, dependentes de suas interações. As limitações das primeiras intranets burocratizaram os processos. As mídias sociais anarquizaram a organização que restava. Que ferramentas podem reorganizar a rede sem limitá-la nem reinventar a roda?
- Estratégia e inteligência competitiva – como estabelecer um ambiente de colaboração sem revelar segredos estratégicos? De que forma lançar mão de técnicas de inovação aberta para criar novos produtos e serviços?
- Comunicação empresarial e proposta de valor – recomendações e ferramentas para ajudar a estabelecer a “voz oficial” de um produto, serviço ou empresa em um ambiente de tantas vozes.
- Criatividade, inovação e observação de tendências – há ideias demais na rede. Onde encontrá-las, como selecioná-las? Como criar fóruns e submeter ideias para brainstorm coletivo?
- Marketing, CRM e contato com o consumidor – como levar a empresa para as mídias sociais, principal ambiente de interação de seus públicos? Que atitudes reforçar e como construir um bom relacionamento digital?
- Branding, publicidade e promoção – agora que mecanismos de busca democratizaram a busca por informação, como fica a nova publicidade? Como usar websites temporários, construir o perfil da marca online e conseguir um feedback mais ágil e confiável?
A nova realidade dos negócios está na nuvem
Este livro apresenta ideias, ferramentas e serviços digitais para aumentar a eficiência de empresários, estudantes e gestores de equipes e de informação para os desafios nesse mercado digital e conectado.
Curadoria e apresentação de mais de 500 ferramentas e serviços online nas novas tecnologias chamadas de Web 2.0, envolvendo as principais inovações da área (como blogs, Twitter, redes sociais, fóruns, wikis, mobilidade, computação em nuvem, games, design, storytelling e privacidade) para atender às principais demandas empresariais (como desenvolvimento profissional, empreendedorismo e carreira, educação continuada, gestão de projetos, administração de tarefas, inteligência competitiva, proposição de valor, inovação, CRM e branding).
Com um texto muito completo e informativo, Luli Radfahrer oferece aos leitores um material de referência abrangente e amplo, cobrindo diversas áreas e exemplos práticos de atuação. É o guia definitivo para maximizar os negócios “em nuvem”.
Mais informações podem ser encontradas no hotsite do livro: http://luli.com.br/nuvem/. [Webinsider]
…………………………
Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.
Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.
Vicente Tardin
Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.