Implementar uma intranet de qualidade não é uma responsabilidade única de uma ferramenta, mas um conjunto de ações que devem ser definidas mesmo antes de escolhida a plataforma de implementação.
O que isso significa? Significa: em uma intranet, o planejamento é mais importante do que o software em si, pois ele irá nos ajudar a escolher qual é a melhor ferramenta para o nosso caso.
Este planejamento requer intensa participação do cliente, pois esse é o momento de definirmos as ações de implementação. Dessa forma, o seguinte fluxo deve ser seguido:
- Entendimento das necessidades da intranet;
- Definição das pessoas e seus papéis no projeto;
- Definição da marca da intranet;
- Desenvolvimento da estrutura inicial de conteúdo (arquitetura da informação) e perfil de acesso;
- Desenvolvimento do design das páginas;
- Finalizzação do design das páginas e estrutura de conteúdo;
- Implantação tecnológica;
Esses tópicos estão longe de serem o único modelo ou o modelo mais completo para a implementação de sua intranet. Use-os como uma direção para seu projeto e faça as adaptações necessárias a medida que ele evolui.
Entendimento das necessidades da intranet
O entendimento das necessidades de uma intranet faz parte da pesquisa inicial que deve ser feita com o propósito de entender porque o cliente precisa de uma intranet.
Apesar de parecer ser uma pergunta de fácil resposta, pode-se perceber que poucos sabem essa resposta de imediato.
E como fazer para identificar? Fazendo as perguntas corretas:
- Definir um foco para a intranet. Atender os serviços da empresa, facilitar o RH, informatizar os formulários, integrar serviços ao ERP, etc…
- Identificar e definir a audiência. Definir quais grupos de usuários devem ser atendidos pela intranet, definir prioridades privilegiando as principais audiências.
- Entender as atividades e necessidades dos usuários. Estudar o que os usuários pensam em termos de informação, avaliar o que eles fazem e propor soluções na intranet por meio de serviços
- Estudar as frustações dos usuários. Escute a sua audiência. Veja o que os faz frustados, o que torna a vida deles difícil e use isso como um serviço.
Ter um objetivo bem definido irá permitir à sua equipe iniciar de forma sólida o desenvolvimento da intranet, sem o risco de voltar para a prancheta de projeto no momento em que você estiver implementando tecnicamente.
Definição das pessoas e seus papéis no projeto
Definir quem é responsável por o quê dentro da intranet é um passo importante para evitar o caos e a síndrome do “Cachorro com muitos donos morre de fome”.
É frequente o caso de indefinições de papéis – tanto da consultoria quanto do cliente – causarem grandes problemas, atrasos no projeto e frustações que poderiam ser facilmente evitadas com uma definição da planilha de responsabilidades.
Veja:
- Responsável pela intranet. Pessoa responsável pelo cliente, por definir as macro direções do projeto e por desembaraçar qualquer assunto.
- Gestor de conteúdo. Pessoa responsável por levantar todo o conteúdo. Esse papel é fundamental para a elaboração da fase da arquitetura da informação. Normalmente, o gestor de conteúdo possui toda a autonomia para decidir qual serviço e/ou conteúdo ele deseja que seja publicado.
Basicamente, temos esses dois papéis como essenciais, mas veja que não estamos definindo questões para a organização, tais como:
- Orçamento e casos de negócio;
- Decisão comercial;
- Prazos e expectativas;
- Metodologia de gerenciamento do projeto;
- Plataforma tecnológica e suporte da TI;
- Outros projetos concorrentes;
- Cultura organizacional.
Vamos deixar esses papéis para próximos artigos.
Definição da marca da intranet
A definição da marca é o momento no qual devemos dar vida à intranet, definindo:
- Marca;
- Logo;
- Cores;
- Elementos visuais em geral.
A intranet deve possuir todos os elementos visuais iguais ao da empresa, porém, mantendo a sua identidade.
Desenvolvimento da estrutura inicial de conteúdo (arquitetura da informação) e perfil de acesso
O desenvolvimento da AI (arquitetura da informação) é um assunto largamente tratado em diversos artigos e livros. Basicamente, devemos definir uma estrutura que funcione bem para os usuários da intranet, baseado em suas necessidades. Veja:
Tenha em mente: após o terceiro nível, a informação acaba diminuindo sua relevância, ou seja, use com moderação outros níveis.
Uma AI de sucesso para uma intranet é focada em resultado, não em uma representação do organograma da empresa. Foque sempre em serviços e resultados.
Após a definição da AI, devemos trabalhar na criação do perfil de acesso. O perfil dos usuários é tratado da seguinte forma:
Grupo. Divisão de usuários, no qual seus membros são identificados em todo o portal, ou seja, independente de onde ele esteja, ele continua fazendo parte daquele grupo. Ex.: Grupo dos Funcionários da Empresa X, Grupo do Departamento Y.
Papel. O papel é utilizado para fazer variações confome determinado momento dentro do portal e, com isso, aplicar permissões específicas. Ex.: Usuário X, em seu departamento, possui o papel de editor, porém, no Departamento Y, ele possui o papel de visitante. O papel, pode ser considerado um agrupamento de permissões em um contexto específico.
Permissão. As permissões são sempre aplicadas aos Papéis e Grupos, nunca individualmente, pois com o passar do tempo, perdemos o controle devido ao excesso de usuários.
Veja um exemplo simples e prático:
Grupo: Departamento de RH.
Grupo: Departamento de Informática.
A planilha de perfil de acesso ficaria:
O que resumindo diz:
Usuário João do Departamento de RH pode visualizar ambos workspaces (RH e Informática) porém, o seu papel de editor só funciona se ele estiver dentro do RH. E o mesmo funciona com o usuário Paulo, porém, para o departamento de TI.
Estruturando nossos workspaces com essa linha de permissão, teremos facilidade de implementar em qualquer sistema de intranet o perfil de acesso.
Desenvolvimento do design das páginas
O desenvolvimento do design das páginas, é uma atividade que deve levar em consideração qual tipo de informação iremos mostrar.
Podemos definir uma página de intranet em dois tipos:
- Páginas de Conteúdo.
- Páginas de Navegação.
Páginas de conteúdo
São essas páginas que captam os conteúdos e exibem eles aos usuários. Veja:
Esse é um exemplo de página de conteúdo com seus campos:
Ou seja, devemos desenhar a página para que ela contenha todos os elementos necessários para a produção de conteúdo e a forma que sua visualização será feita.
Desenhe a página com o seguinte pensamento: menos é mais. Preze pela simplicidade, e saiba que quanto menos carregada for a página, mais fácil será para o usuário ler o seu conteúdo.
Página de Navegação
São páginas que mostram o conteúdo global para facilitar a navegação entre cada página, ou seja, são as famosas homepages.
Veja um exemplo:
A página de navegação deve agrupar o conteúdo para o usuário de forma relevante para ele, seu departamento ou serviço:
Finalização do design das páginas e estrutura de conteúdo
Após o desenho do design, é muito importante revisar os itens junto ao cliente e fazer a “assinatura” dos layouts, ou seja, tudo deve estar acordado e finalizado entre as partes.
Implementação tecnológica
Com base nas informações levantadas ao longo dos passos anteriores, podemos implementar a intranet em qualquer tecnologia de mercado (ou quase todas), sem o risco de precisar voltar ao planejamento no momento de execução técnica.
[Webinsider]
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Fábio Rizzo
Fábio Rizzo @fabiorizzomatos é diretor da Liberiun. Desenvolveu o Vindula. Facebook: facebook.com/fabiorizzomatos.
2 respostas
Meu caro, muito bom o seu post, muito bom mesmo. Clareou a minha mente sobre o assunto, porque apesar de já conhecer um pouco sobre Intranet, consegui amadurecer muitas idéias.
Muito obrigado pelo post.a
O entendimento das necessidades de uma intranet é essencial.