A informação está presente em todos os momentos do nosso dia. Seja por meio do smartphone, da TV, do jornal, da internet, dos artigos que separamos para ler, ela nos ocupa e nos traz diversas possibilidades. Toda esta quantidade sem precedentes, é um cenário maravilhoso, mas também assusta e, acima de tudo, preocupa.
A diferença entre investir e gastar tempo depende da maneira como interagimos com toda essa informação pulverizada.
Como definir o que é útil, necessário e importante? Como não se sentir afogado na quantidade e aproveitar toda essa oferta para adquirir conhecimento? Como não ficar refém dos inúmeros títulos e sentir-se incapaz de lidar com tamanho volume?
Cada um tem seu tempo, sua vivência e são nestas experiências que devemos nos apoiar para escolher o relevante, o que acrescentará à nossa vida, à nossa carreira.
A parte mais difícil que separa o sucesso do fracasso é triar e chegar à qualidade.
Nós e a informação
Primeiramente, precisamos parametrizar quais tipos de conteúdo são importantes para a nossa carreira e essenciais para o desenvolvimento profissional.
Obrviamente, não é preciso se “alienar” dogmaticamente em um modelo restrito, mas ter foco ajuda e muito.
TI, marketing, economia… Quais dessas áreas podem me ajudar a ampliar minha visão? Quais estão em sintonia com os meus objetivos?
Com esta certeza, com estas definições, teremos claro o que devemos priorizar, quanto tempo e, principalmente, que atenção devemos dedicar a cada assunto.
Saber quando olhar profundamente ou apenas passar os olhos. Isto ajuda a evitar pisar sobre a linha que separa a vontade de receber informações e a acomodação mental, o “sei o suficiente para o meu dia-a-dia”, este é o grande desafio da nossa época.
É preciso se abrir para receber, absorver e treinar seu interesse em conhecer coisas novas. Sentir seu mundo ganhar novas formas e, a cada momento, ajustar sua visão para novas tonalidades, aumentar sua percepção dos micros e macros cenários, das pessoas, clarear os objetivos.
Para que o conhecimento seja nosso grande aliado, precisamos de persistência para enfrentar os obstáculos maiores.
E, acima de tudo, buscar a tríade: criatividade, perspicácia e talento.
Pois nossa evolução depende das nossas escolhas, não da inércia.
[Webinsider]
…………………………
Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.
Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.
Telma Cunha
Telma Cunha (@Ampla_Mercados), mestranda em Administração PUC/SP, pós-graduada em Administração de Empresas/Faap e Ciências da Computação/USP e bacharel em Estatística/Unicamp. Sócia-diretora da Ampla, consultoria focada em Serviços de Inteligência.