Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Cezar Calligaris

Se fosse possível resumir em uma palavra o que existe de mais importante hoje em marketing e tecnologia, esta palavra seria integração. De ações de comunicação a aparelhos eletrônicos, busca–se integração em tudo.

Para as agências, integração passou a ser questão de sobrevivência. Com as verbas migrando a cada dia da propaganda para outras especialidades da comunicação, as agências passaram a vender seus serviços dentro do conceito de comunicação integrada.

Ou seja, para não perder a verba que antes era usada em propaganda, as agências estão criando departamentos ou empresas que oferecem serviços como internet e marketing direto para realizar jobs que seus clientes poderiam fazer com outras agências.

Em tecnologia, a integração tem representado a evolução: quanto mais funções um aparelho tiver, mais moderno ele é. Para você se lembrar de alguns exemplos, temos o celular que toca MP3, o PDA que também é telefone, o MP3 Player que roda vídeos e assim por diante. Junto com a integração está crescendo a demanda pelo conteúdo que ela pode oferecer, como vídeos no celular ou informações para PDA.

Um dos tipos de integração que tem grande potencial é o dos serviços pela internet. O MSN Messenger, por exemplo, integra diversos serviços como e–mail e espaço para fotos em uma única ferramenta. Imagine o potencial de uma ferramenta como o Google Talk (comunicador instantâneo do Google) quando se integrar com o Google Earth e mostrar online em que ponto do planeta ou da cidade está cada um dos seus amigos.

Por último, a integração tem acontecido entre empresas da área de internet. São portais, agências e produtoras que têm se integrado para obter mais competitividade ou mesmo por questão de sobrevivência.

Todos esses exemplos mostram o quanto é importante pensarmos em algo que não costuma fazer parte do trabalho dos brasileiros: o longo prazo e o planejamento.

Integração não existe sem esses elementos – ou pelo menos dá muito mais trabalho de fazer sem eles. Fique atento e esteja preparado para todas as mudanças que a integração pode causar em seu trabalho. [Webinsider]


Avatar de Cezar Calligaris

Cezar Calligaris (cezar@gmail.com) é consultor de projetos digitais no Reino Unido.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *