O Foursquare é um aplicativo cada vez mais popular entre os usuários de smartphones. Confesso que, eu mesmo, sou usuário do aplicativo e já descobri muitos lugares interessantes através dos recursos “Radar” e “Explorar” dele.
Assim como os recursos de “sugestão de lugares”, o Foursquare também pode ser um grande dedo-duro: já deixei, por exemplo, de entrar em um restaurante após ler três dicas do local falando que o atendimento era ruim, e que a comida veio fria. Imagino que mais pessoas além de mim devem ter feito o mesmo por conta dessas dicas que ali estavam.
Com a quantidade de pessoas utilizando smartphones e o tempo todo conectadas, os empresários devem orientar cada vez mais fortemente sua equipe de atendimento para evitar que esse tipo de situação aconteça. E se acontecer, a dica aqui é utilizar as próprias informações disponibilizadas no aplicativo para melhorar e evitar que os mesmos problemas aconteçam no futuro.
Para o dono ou gerente da empresa, o Foursquare disponibiliza alguns recursos que ainda pouco são explorados (pelo menos em São Paulo): a possibilidade de criar ofertas especiais para quem está fazendo o “check-in” e acompanhar estatísticas através do Painel do Comerciante.
Alguns exemplos de promoções que já vi foram: dar descontos especiais ou brindes para o prefeito do local (exemplo: 10% de desconto para o prefeito) ou então para cada pessoa que fizesse check-in (exemplo: ao fazer check-in, apresente seu check-in e ganhe um brinde especial).
Acredite: a possibilidade de combinações não é pequena e vai de acordo com sua criatividade.
Como fazer isso?
O primeiro passo é entrar na página do Foursquare e “reivindicar” a administração do local: sua identidade será checada por e-mail e/ou telefone, e a partir daí você poderá ter o controle das estatísticas e das ofertas. Não vou colocar links diretos aqui, pois eles podem mudar de lugar, mais fácil acessar o www.foursquare.com e buscar pelo link específico.
Depois que você tem o controle do lugar e do Painel, você já pode criar suas ofertas e disponibilizá-las através do aplicativo. Existem alguns recursos interessantes, como ofertas que só são desbloqueadas depois de um determinado número de check-ins, dentre outras opções.
Em conjunto com isso, o recurso que eu acho bastante útil é o Painel do Comerciante, que permite que você visualize informações como: visitantes mais recentes, visitantes mais frequentes, segmentação dos clientes por gênero, horário em que as pessoas fizeram o check-in, dentre algumas outras disponíveis.
O mais interessante disso tudo, é que por enquanto esses recursos são gratuitos. Vale a pena aproveitar e ter disponível sem custos mais uma ferramenta de promoções e conhecimento das pessoas que frequentam sua empresa ou comércio.
Sem dúvida, o aplicativo é mais uma ferrramenta complementar interessante na sua estratégia de redes sociais e marketing digital. [Webinsider]
…………………………
Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.
Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.
Guilherme Schneider
Guilherme Schneider (@guilhermebarcha) é executivo na área de consultoria e tecnologia da informação e mantém um blog pessoal.
3 respostas
Também já tentei a administração e não consegui retorno. Da mesma forma já solicitei a alteração do nome e endereço de minha empresa que estão errados e nada aconteceu. Lamentável, pois acabamos abandonando a ferramenta por falha da própria empresa que não retorna contato.
As dicas são ótimas, mas já solicitei a administração de locais da empresa em que trabalho e nunca obtive resposta. Então acabamos deixando o Foursquare meio de lado, o que é uma lástima dada as possibilidades que ele dispõe.