Dizem que uma imagem fala mais que mil palavras. Pois foi mais ou menos isso que ocorreu comigo hoje quando fui ao site da Palm (versão americana) buscar uma informação de um dos modelos de palmtop e me deparei com a imagem do Treo 700w na página principal.
O Treo 700w não é em si uma grande novidade para ninguém que acompanha diariamente as notícias do mundo da tecnologia. Muita gente já sabia há tempos que a Palm iria lançar uma versão do seu popular Treo rodando o Windows Mobile da Microsoft.
Sim, a minha notícia é muito velha, mas ver uma imagem do Treo rodando o Windows Mobile é no mínimo estranho para usuários antigos do Palm.
Atualmente utilizo um P910i rodando o Symbian OS e estou numa saga pessoal para transformar meu iPod nano em um PDA. Mas fui um usuário de Palm desde os primeiros modelos com tela monocromática e duas pilhas AAA. E ainda guardo estas e outras relíquias comigo!
Também já fui um usuário e defensor do Windows Mobile – leia o artigo “Preconceito, que ainda considero muito bom para um grande grupo de usuários. Sem mencionar a excelente integração com a versão tradicional do Windows para desktop. O artigo em questão chama de preconceituosos os usuários de Palm que não aceitam as vantagens do Windows Mobile.
Sempre uso todo tipo de equipamentos e aplicativos disponíveis no mercado de tecnologia. Faço uma “imersão” em novas tecnologias que estou experimentando. Só assim para compreender a fundo o equipamento ou a plataforma e indicá–la para o melhor uso ou usuário. Mas ver o Treo com a tela tradicional Today do Windows Mobile, confesso, foi muito estranho.
Estranho porque sei que a Microsoft, como de costume, não resistiu ao sucesso de vendas da Palm e entrou no mercado de PDAs para tomar uma fatia deste mercado e vem abocanhando uma porção considerável dele, desde então.
Estranho porque sou de um grupo de usuários antigos que se assustava quando via revistas especializadas em PDAs confundindo nomes, sistemas operacionais e até mesmo tomando liberdades gráficas de colocar imagens da tela do Windows Mobile (Pocket PC, na época) na tela de palmtos da Palm. Sim, isso acontecia!
Estranho porque sei que a Palm e a Microsoft já travaram algumas batalhas judiciais como, por exemplo, o combate da Palm ao nome Palm PC quando a Microsoft lançava seus primeiros PDAs com este nome.
Estranho porque sei que a Palm dominava largamente o mercado de PDAs e enxergou no segmento de smartphones (via Handspring) uma nova chance de aumentar seu market share e foi imediatamente copiada pela Microsoft.
Estranho porque sei que usuários de Palm tradicionalmente se degladiavam com usuários de Windows Mobile para discutir por horas a fio qual dos dois equipamentos era o melhor.
Estranho porque sei que no auge da batalha entre as duas empresas pelo domínio do mercado de PDAs, a Microsoft e a Palm trocaram agressões por um logo período de tempo através de propagandas provocativas publicadas em diversos jornais e revistas de grande circulação nos Estados Unidos.
Estranho porque o sistema de sincronismo usado pela Palm chama–se HotSync e não ActiveSync como aparece agora na página de detalhes do Treo 700w no website da Palm.
Estranho, porque Palm OS é ainda o mais popular sistema operacional de PDAs do mercado e vem mantendo essa posição por anos consecutivos encarando um concorrente de peso como a Microsoft.
Usuários detalhistas como eu irão argumentar que hoje existe a Palm, empresa que desenvolve o hardware e a PalmSource, empresa que desenvolve o sistema operacional Palm OS. Mas para usuários antigos, sempre existiu apenas uma Palm, responsável pelo pacote completo de soluções. E é ela que nós, usuários antigos, enxergamos quando olhamos para o logotipo da Palm. E já que estamos no tema, a Access recentemente adquiriu a PalmSource. Bizarro, confuso? Também acho!
No fim, ao olhar para o lado bom da história, temos hoje um dos melhores smartphones do mercado rodando o mais popular sistema operacional. Se, por outro lado, resolvemos olhar o lado negativo da história, o que vejo é o princípio do fim do Palm OS lançado em 1992 por Jeff Hawkins, uma das mais brilhantes mentes do ramo da tecnologia. [Webinsider]
5 respostas
Vladimir, por favor onde posso conseguir cursos praticos para uso de todos os recursos do treo70wx. Obrigado.
Olá, acabei de adquirir um Palm 700 WX da Vivo, e gostaria de saber onde e como faço, para baixar aplicativos gratuitos para o aparelho. Sou novo como usuário de Palm, portanto, qualquer ajuda será bem vinda. Grato,
Fabiano Gomes.
Vladimir,vou importar o treo700w agora e pelo jeito não vou puder usar o telefone de imediato.uma bobagem!Desde quando é padrão internacional com a mesma frequência e tudo,não sei por que,mas tudo bem….Minha prima vai mandar para mim ds estados Unidos.Abraços!
Agnaldo, não sei quando ele vai chegar no Brasil, isso vai depender da política de cada operadora. Sobre a habilitação na Vivo, desconheço os motivos. Provavelmente a Vivo tem alguma política de só habilitar aparelhos homologados pela empresa. Vou procurar saber.
Seu problema, entretanto, acabou por demonstrar na prática uma das vantagens (já mencionada em meus artigos) do GSM sobre o CDMA. No caso de um aparelho GSM (tecnicamente compatível com as redes do Brasil), bastaria trocar o SIM Card e ele funcionaria 😉
Quando o novo tre 700w vai chegar ao BRASIL?Por que não posso abilita-lo na vivo se é a mesmo tecnologia e frenquência iguar?Realmente não entendendo….Fui!