O atributo qualidade da Tecnologia da Informação e Comunicação de uma empresa depende, essencialmente, de duas pessoas: do diretor de TIC e do CEO.
O CEO provavelmente nunca terá uma noção ampla de todas as possibilidades que a ciência da informação pode oferecer. Por esse motivo, os resultados da companhia nesse setor dependem muito do diretor de TIC. Cujo o principal papel é o de representar a voz dos clientes, internos e externos, perante os demais diretores da empresa e ser o guardião da marca, inclusive de TIC.
Por isso, o especialista acredita que o TIC não deve ser visto apenas como um departamento isolado ou um prestador de serviços. Até mesmo porque o objetivo das diversas áreas da companhia é o mesmo: alcançar e conquistar os clientes, onde quer que eles estejam.
Pode-se entender que a Tecnologia da Informação e Comunicação seja uma missão da empresa para clientes, comunidade, investidores e também funcionários. É a transformação dos nerds de hoje nos líderes de amanhã, não é assim que vem ocorrendo no mercado?
As seis tarefas dos diretores de TIC:
- 1. Representar a voz dos clientes (internos e externos);
- 2. Testar os impactos;
- 3. Monitorar o mercado, que está em mudança sempre;
- 4. Fazer uma análise preditiva dos clientes;
- 5. Emitir parecer sobre as linhas de produtos;
- 6. Dar um retorno sobre o investimento feito em tecnologia, informação e comunicação.
O que as empresas devem fazer para cooperar?
- Gerenciar o presente;
- Eliminar a gordura e abandonar produtos, segmentos, clientes e territórios não lucrativos;
- Aprimorar as operações que envolvem TIC;
- Adequar-se ao tamanho certo, o que requer um minucioso alinhamento com as estratégias vigentes.
Esquecer efetivamente o passado:
- Investir em produtos que já estão prontos;
- Aproveitar oportunidades;
- Explorar mudanças não lineares.
Criar o futuro:
- Formular um grande novo projeto estratégico de alinha mento com os drivers business propostos.
- O projeto deve proporcionar direção, motivação e desafios.
De acordo com os especialistas de mercado, o ciclo de vida das empresas dura de 10 a 15 anos. Em cinco anos, se você estiver no mesmo negócio que está agora, como será a sua existência? Qual o papel da Tecnologia da Informação e Comunicação na renovação dos negócios? Essa é a resposta proposta que precisa ser, no mínimo, repensada. [Webinsider]
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Jorge Castro
Jorge Castro (jorge.castro@globo.com) é professor e coach em Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação.